Na próxima terça-feira, 29 de julho, o Ministério da Educação (MEC) realizará o webinário “Matriz de Descritores e Materiais de Formação em Alfabetização”, do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), o evento busca fortalecer o alinhamento conceitual e pedagógico das ações formativas implementadas pelo programa. O webinário ocorrerá a partir das 10h (horário de Brasília), no edifício-sede do MEC, localizado na capital federal, e será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
O CNCA tem a finalidade de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, do 4º e do 5º ano afetadas pela pandemia causada pela covid-19. O compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.
O evento é voltado a formadores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), que integra a política de alfabetização do MEC; cursistas das especializações; equipes técnicas das secretarias de educação; e professores da educação básica.
A ação conta com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e reunirá especialistas de referência na área de educação e alfabetização. Entre os participantes confirmados, estão a coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica do MEC, Lucianna Munhoz; a doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretora do Abaporu Assessoria em Educação, Rosaura Angélica Soligo; e a doutora em Educação pela Unicamp e consultora do Instituto Avisa Lá, Renata Frauendorf.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação