O aviso é de perigo potencial, com início às 11h e término previsto para 22h
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de baixa umidade do ar para 56 municípios de Mato Grosso do Sul neste sábado (26). O aviso é de perigo potencial, com início às 11h e término previsto para 22h.
A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, índice considerado abaixo do ideal pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomenda mínimo de 60%. A condição representa risco à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, nariz e garganta, além de baixo risco de incêndios florestais.
Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas do dia e não se expor ao sol nos períodos mais quentes. Em caso de dúvidas ou ocorrências, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Municípios afetados – No norte de Mato Grosso do Sul, estão em alerta cidades como Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
Na região pantaneira e oeste do Estado, o aviso do Inmet vale para Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho. A região central, que inclui Campo Grande e o entorno, também está sob risco. Isso abrange os municípios de Bandeirantes, Corguinho, Jaraguari, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.
No leste e bolsão, as cidades atingidas são Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Já no sul e cone-sul do Estado, o alerta se estende a Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Deodápolis, Douradina, Dourados, Itaporã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante e Santa Rita do Pardo.
Por fim, no sudoeste e região de fronteira, a baixa umidade também afeta Anastácio, Bela Vista, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Ponta Porã.
Fonte: Campograndenews