O Ministério da Educação (MEC) inaugurará, no dia 31 de julho, em Maceió (AL), o Observatório da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Rieh). Realizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o evento será na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), parceira do ministério no projeto. O lançamento, às 10h, será transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
Entre os principais objetivos do evento, estão: monitorar a execução da Rieh nas redes participantes; produzir conhecimento e gerar evidências sobre a prática da educação híbrida; promover inovação pedagógica baseada nas experiências brasileiras; e estimular o debate nacional e internacional sobre o modelo híbrido de educação.
Além disso, o espaço ajudará na tomada de decisões dos gestores acerca das políticas e normativas da educação híbrida e fomentará a produção de conhecimento sobre a educação híbrida no âmbito nacional.
- Saiba mais: Confira o lançamento do guia e do curso de formação de professores
Com público estimado de cerca de 200 pessoas, entre profissionais da educação de 23 redes estaduais de ensino, o lançamento marcará a consolidação de um espaço moderno, inovador e estratégico, criado para monitorar, avaliar e fomentar a implementação da educação híbrida no país.
O Observatório da Rieh irá compilar, produzir e disseminar informações e conhecimentos sobre a Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), tornando-se responsável pelo monitoramento da sua implementação em todas as redes de ensino participantes. Ele atuará como centro de articulação entre pesquisa, formação e prática pedagógica.
Rede de Inovação – A Rieh foi criada para promover a implementação de estratégias de educação híbrida em todos os entes federativos do país. A iniciativa proporciona a união de esforços com o compartilhamento de conhecimentos e recursos didático-pedagógicos entre seus integrantes, conforme os conceitos e orientações pedagógicas disponíveis no eBook Rieh Manual_MEC_ebookRIEH.pdf. A rede ainda integra o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens.
A Rieh tem ações de apoio para a Política Nacional de Ensino Médio e para a realização do curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação