No segundo dia de atividades do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, ocorrido na terça-feira, 12 de agosto, estudantes da América do Sul destacaram a educação como eixo essencial para a integração regional e a superação de desafios sociais, econômicos e ambientais. O encontro ocorreu no auditório Martina Piazza, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu. O evento reuniu representantes de delegações estudantis do Brasil, Argentina e Uruguai, que destacaram o papel da educação como ferramenta para transformar realidades e integrar os países do bloco.
Representando o Brasil, o estudante cearense Wesley Santana defendeu a educação pública, gratuita e de qualidade como caminho para a construção de um futuro equitativo e sustentável. Ele destacou programas do Ministério da Educação (MEC), como o Pé-de-Meia, que oferece apoio financeiro a estudantes da rede pública para combater a evasão escolar. “Sou nordestino, estudante de escola pública. É uma grande honra para mim estar aqui representando a voz do grupo parlamentar brasileiro e fazer parte desse evento tão importante. Queria destacar a importância do evento e como ele é fundamental para fortalecer nossa integração regional e conseguirmos colaborar para um futuro mais igual e equilibrado para todo o nosso planeta”, relatou.
O brasileiro ainda completou que, com acesso à educação e com políticas públicas efetivas, é possível enfrentar problemas como as mudanças climáticas e as desigualdades sociais.
“Acreditamos que a integração regional é possível desde que as soberanias sejam respeitadas. A educação é ponto de convergência para todos os países do Mercosul e é através dela que podemos construir países mais justos, igualitários e sustentáveis para todos”, finalizou Wesley Santana.
Em seu discurso, a representante argentina Maya Fiorella Franco destacou a importância das trocas interculturais e do respeito às diversidades. “Começamos a construir o futuro juntos, nos escutando, nos respeitando e nos unindo. Aqui vai ser um espaço para aprender, para nos inspirar e para defender o que nos une: nossos direitos como jovens, cidadãos e parte de uma nação”, afirmou.
O uruguaio Agosto Cabrera ressaltou a responsabilidade dos jovens parlamentares em representar suas nações e trabalhar por soluções coletivas. “O valor do diálogo, do debate, do intercâmbio de ideias é fundamental para gerar um resultado que nos sirva. Portanto, também é necessário que esse trabalho em conjunto seja realizado com respeito e transmitindo as culturas, sem deixar de lado o que é fundamental. Queremos propostas concretas, sérias, que sirvam para todo o nosso bloco”, comentou.
Programação – A programação do dia incluiu ainda formações sobre o funcionamento dos trabalhos parlamentares e a divisão dos estudantes em comissões temáticas, em que discutiram temas como a integração regional, os parlamentos do Mercosul e o papel dos jovens na formulação de políticas públicas.
À tarde, os estudantes visitaram o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas, onde participaram de uma atividade de educação ambiental. O estudante Emerson Silva dos Santos, do Rio de Janeiro, reforçou o compromisso da delegação brasileira com a defesa do meio ambiente. “Precisamos agir agora para proteger nossos ecossistemas e enfrentar as mudanças climáticas.”
A uruguaia Martina Zapata, por sua vez, ressaltou o valor das vivências proporcionadas pelo PJM. “É um privilégio estar aqui. Essas experiências nos preparam para os desafios do mundo contemporâneo e nos motivam a encontrar soluções conjuntas.”
O segundo dia do PJM 2025 mostrou que a juventude sul-americana está pronta para assumir o protagonismo na construção de um Mercosul mais justo, diverso e educador — um futuro em que a educação seja ponte para a integração e a transformação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
Fonte: Ministério da Educação