Algodão brasileiro ganha destaque cultural e sustentável na Expo Osaka 2025

O algodão brasileiro está em evidência no Pavilhão do Brasil da Expo Osaka 2025, no Japão. De 18 a 23 de agosto, o Cotton Brazil, programa de promoção internacional da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), apresenta uma série de atividades para destacar a versatilidade, qualidade e sustentabilidade da pluma nacional.

A Expo Osaka, realizada de 13 de abril a 13 de outubro, é uma Exposição Universal organizada pelo Bureau International des Expositions (BIE), com foco no intercâmbio cultural e tecnológico. Com o tema “Desenhando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”, o evento recebeu até agora 15 milhões de visitantes, com previsão de atingir 28 milhões até outubro.

Algodão como alternativa sustentável

“Queremos mostrar que o algodão é uma fibra natural, renovável e mais sustentável que as sintéticas”, afirma Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa. A iniciativa evidencia o papel do algodão brasileiro como uma opção responsável para o futuro, alinhando cultura e sustentabilidade.

Destaque para o agronegócio brasileiro

Durante agosto, a ApexBrasil promove ações voltadas ao agronegócio brasileiro. Entre 18 e 23 de agosto, a Abrapa apresenta exposição multimídia, com painéis interativos, debates e encontros com autoridades e empresários brasileiros, japoneses e internacionais.

Peças culturais e moda com algodão brasileiro

A mostra “Power of the Natural: From Cotton Fields to Fashion” apresenta vestuário que evidencia usos culturais do algodão nacional:

  • Traje tradicional das baianas, símbolo histórico da fibra, vindo de Salvador.
  • Abadá de capoeira, do projeto Capoeira Cultura em Ação, representando tradição local do Oeste da Bahia.
  • Vestido de alta costura em renda renascença 100% algodão, da grife Martha Medeiros, confeccionado artesanalmente por rendeiras nordestinas.
  • Judogi do medalhista mundial David Moura, simbolizando a conexão cultural entre Brasil e Japão, com foco na tradição do judô brasileiro.
  • Peças com algodão rastreado (camiseta, calça e jaqueta jeans), com QR Code permitindo acompanhar toda a jornada da fibra, da fazenda à peça final.

Além disso, visitantes poderão levar Furishiki confeccionado em tecido Chita, tradicionalmente usado como embalagem reutilizável, com toque de brasilidade.

Painel debate sustentabilidade e inovação

No dia 22 de agosto, acontece o painel “Mulheres que tecem o futuro: da sustentabilidade à inovação”, com lideranças femininas discutindo representatividade, rastreabilidade e práticas sustentáveis na cadeia do algodão. A mediação será feita por representante da ApexBrasil, com participação de Alessandra Zanotto (Abapa) e Lilian Kaddissi (Abit).

Parcerias e promoção internacional

A programação da Abrapa na Expo Osaka é realizada pelo Cotton Brazil, com parceria da ApexBrasil e apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), reforçando a presença global da cotonicultura brasileira.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio