Macapá, 21/08/2025 – Durante três dias, 107 agentes públicos do Sistema de Justiça, das forças de segurança e de órgãos de controle participam de curso pelo Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para a Recuperação de Ativos e o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), na sede do Ministério Público do Estado do Amapá (MPAP), em Macapá (AP). As aulas começaram na terça-feira (19) e seguem até esta quinta-feira (21).
O treinamento reforça a importância da atuação integrada entre União, estados e municípios no enfrentamento ao crime organizado. A programação contempla temas sobre cooperação jurídica internacional, estratégias de rastreamento e recuperação de ativos, incluindo os de natureza virtual, como criptomoedas e tokens digitais.
O coordenador-geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Bernardo Mota, enfatiza a importância da união de esforços. “O crime é organizado, portanto o nosso combate precisa ser igualmente organizado. Trazer autoridades de diferentes níveis e esferas para a mesma mesa fortalece a articulação institucional e aumenta nossa capacidade de enfrentamento”. O departamento é vinculado à Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O procurador-geral de Justiça do MPAP, Alexandre Monteiro, afirma que o curso colabora para o debate sobre os desafios enfrentados pelo Sistema de Justiça: “O combate à corrupção e à lavagem de dinheiro é um tema central para o Ministério Público e para a sociedade. Esses crimes geram prejuízos econômicos expressivos, inclusive à arrecadação do Estado, e financiam outras práticas ilícitas”.
A coordenadora do Ceaf, procuradora de Justiça Socorro Milhomem, destaca que a capacitação cumpre a missão institucional de atualização permanente dos profissionais. “Combater a lavagem de dinheiro e outros crimes exige preparo, conhecimento técnico e integração entre órgãos, e é isso que buscamos com esta formação”, afirma.
Cerca de 30 órgãos e instituições estão representados nesta edição do treinamento. Participam representantes do Ministério Público (nas esferas estadual, federal e junto a tribunais de contas), tribunais de justiça e de contas, Polícias Civis de diferentes estados, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União e controladorias estaduais, além de secretarias de fazenda, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A programação segue até esta quinta-feira (21), com palestras e atividades práticas voltadas à identificação de fluxos financeiros ilícitos, recuperação de ativos desviados e aperfeiçoamento de técnicas de investigação. Esta edição do curso foi promovida em parceria com o Ministério Público estadual, com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
O que é o PNLD
Criado em 2003, o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) tem como objetivo fortalecer a atuação de agentes públicos na prevenção, detecção e repressão de crimes relacionados à corrupção e à lavagem de capitais. Coordenado pelo MJSP, por meio do DRCI, o programa já capacitou mais de 25 mil profissionais de diferentes locais do Brasil, com foco na disseminação de conhecimentos técnicos, integração de órgãos e uso de novas tecnologias de investigação.