O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) registrou 96.635 inscrições confirmadas, das 105.320 inscrições realizadas no Sistema Enamed. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aplicará a primeira edição do exame no dia 19 de outubro, em 225 municípios brasileiros (9,8% a mais do que em 2023, quando a prova foi aplicada em 205 municípios).
O número de participantes confirmados é composto por 39.839 estudantes concluintes do curso de medicina, oriundos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e 56.796 inscritos como público externo (não concluintes).
Ao comparar o número de inscritos confirmados do Enamed que são concluintes do curso de medicina com os inscritos confirmados na edição do Enade 2023 — a mais recente avaliação dos cursos de medicina —, constata-se um aumento de 25,9% de inscritos, em relação às 331.848 inscrições registradas naquele ano.
No que tange às inscrições no Exame Nacional de Residência (Enare), em 2024, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) registrou 48.149 inscritos para a residência médica de acesso direto. Em 2025, quando o exame foi integrado ao Enamed, esse número saltou para 80.127, um aumento de 66,4%.
Perfil – Entre os inscritos confirmados no Enamed, predomina a faixa etária de 25 a 29 anos de idade, com 50.009 participantes — 32.692 (público externo) e 17.317 (Enade). Em relação ao sexo, o total de mulheres confirmadas é maior, com 58.963, enquanto o número de homens é de 37.672.
Enamed – O Enamed será realizado anualmente, com início em 2025, e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Enade para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto do Enare. O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.
O MEC prospecta um ciclo de fortalecimento mútuo entre os exames. Para o ministério, o Enamed impulsionará o engajamento dos estudantes no Enade, tendo em vista que a nota poderá servir como meio de ingresso em programas de residência médica de acesso direto. Isso tem impacto positivo para o Enare, visto que todos os concluintes dos cursos de medicina passarão a fazer a prova anualmente.
O novo resultado, baseado em padrões de desempenho, traz um aperfeiçoamento importante na avaliação desses cursos, pois supera as limitações existentes no Conceito Enade, permitindo que os cursos de medicina passem a ter resultados divulgados em uma escala interpretativa dos padrões de desempenho esperados ao final da graduação. Aliado à periodicidade anual, o formato permitirá o monitoramento da qualidade dos cursos de medicina ao longo dos anos.
A utilização dos resultados do Enamed para fins de acesso aos programas de residência médica garante maior interesse e engajamento dos estudantes na realização do exame e resultados mais fidedignos para avaliação dos cursos. Além disso, os resultados baseados em padrões de desempenho são mais precisos e passarão a subsidiar melhor as políticas de regulação, supervisão, financiamento e indução da qualidade dos cursos. A periodicidade anual de realização do exame garante que todos os alunos passarão pela prova, ampliando a amostra de estudantes avaliados e minimizando os riscos de resultados enviesados. Além disso, o ingresso na residência será mais qualificado.
Sobre a prova – A avaliação compreende 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com quantidade idêntica para cada uma das áreas da medicina abordadas. A prova tem por base os critérios definidos para o Enade, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os normativos, bem como as legislações de regulamentação do exercício profissional vigentes e atinentes à área médica.
Também fazem parte do Enamed o questionário para o estudante concluinte do curso de medicina inscrito no Enade e o questionário contextual para os demais participantes, ambos de preenchimento obrigatório. O levantamento é composto, ainda, pelo questionário de percepção de Prova.
Público estratégico – A participação no exame é obrigatória para quem estiver habilitado e inscrito no Enade pelo coordenador do curso como concluinte de graduação em medicina. O exame considera habilidades e competências nas áreas de clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde coletiva e, de maneira interdisciplinar, da área de saúde mental.
Também podem participar, de forma voluntária, os demais interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare). A medida segue a Portaria MEC n.º 329, de 23 de abril de 2025, nos termos do Edital n.º 03/2025, publicado pela Ebserh.
As regras para os processos de seleção e ingresso nos programas de residência médica, no âmbito do Enare, também estão presentes no Edital n.º 03/2025 (Residência Médica – Acesso Direto)
Confira os principais objetivos do Enamed:
-
avaliação da formação médica – Verificar se os concluintes dos cursos de medicina adquiriram as competências e as habilidades exigidas pelas DCNs.
-
apoio à melhoria dos cursos – Fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no Brasil.
-
aprimoramento da seleção para a residência médica – Unificar a avaliação do Enade e a prova teórica do Enare, otimizando o acesso à residência.
-
fortalecimento do SUS – Garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada.
-
unificação e transparência – Criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de acesso direto.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação