Tereos bate recorde histórico com exportação de 70 mil toneladas de açúcar VHP para a China

A Tereos realizou em julho o maior embarque de açúcar VHP (Very High Polarization) de sua história: 70 mil toneladas enviadas para o mercado chinês em um único navio. A operação foi conduzida no Terminal Integrador Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), da VLI, na Baixada Santista, marcando um avanço estratégico para a companhia no mercado asiático.

No ano passado, a empresa já havia registrado um volume expressivo, com 60 mil toneladas embarcadas para a Indonésia.

Ampliação do Tiplam possibilitou recorde

O novo marco foi possível após a ampliação do calado do Tiplam, concluída no primeiro semestre de 2025. O limite passou de 13,20 metros para 14,10 metros, permitindo que os navios transportem cargas maiores e aumentando a eficiência logística do terminal.

Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, destacou que o recorde representa “um avanço estratégico, refletindo o crescimento contínuo da capacidade logística e a consolidação da atuação da Tereos no mercado asiático, especialmente na China, um dos maiores consumidores globais de açúcar”.

VLI reforça competitividade do setor

Para a VLI, parceira na operação, a ampliação do calado traz ganhos de escala e fortalece a competitividade do setor. Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste, afirmou que “o aumento do calado dos berços do Tiplam antecipa as necessidades da safra 2025/26 e reforça a visão da VLI de ser a parceira logística mais eficiente e competitiva para setores estratégicos da economia brasileira”.

Planejamento de novos embarques

A Tereos já projeta novos embarques de grande porte para o segundo semestre de 2025, reforçando seu compromisso com a eficiência operacional e a expansão sustentável das exportações.

Complexo logístico integrado e sustentável
  • O complexo logístico da Tereos inclui dois armazéns:
  • Tiplam: capacidade para 115 mil toneladas;
  • Terminal Integrador de Guará (TIGU), em São Paulo: capacidade para 160 mil toneladas.

O sistema é integrado à Ferrovia Centro-Atlântica, conectando o TIGU ao Tiplam. Além de garantir eficiência operacional, o transporte ferroviário reduz significativamente o impacto ambiental, com emissões de gases de efeito estufa seis vezes menores por tonelada transportada em comparação ao modal rodoviário.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio