Aberto prazo de submissão de trabalhos para o VI Congresso da Rebrats

Está aberto o prazo de submissão de trabalhos para o VI Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). Iniciado em 19 de agosto, o período para o envio vai até o dia 12 de setembro. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 05 e 07 de novembro, em Brasília (DF). O encontro, referência nacional na área da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), contará com diferentes modalidades de submissão e temáticas plurais. As submissões deverão ser feitas exclusivamente pela plataforma do evento, sendo necessário realizar um cadastramento prévio no sistema.

Nesta edição, os trabalhos deverão se alinhar a temáticas relacionadas à Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Essa alteração busca ampliar as possibilidades de participação dos autores e garantir maior abrangência nas discussões sobre evidências científicas e gestão de tecnologias em saúde, em diferentes esferas.

“O Congresso da Rebrats consolidou-se como a principal referência nacional para dar visibilidade à produção científica em Avaliação de Tecnologias em Saúde. Lançar essa chamada é, sem dúvida, uma forma de fortalecer a área, abrindo espaço para que os trabalhos sejam apresentados e debatidos entre pares”, afirmou Luciene Bonan, diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (Dgits) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) do Ministério da Saúde.

Poderão submeter trabalhos para o evento pessoas que atuam na área de ATS e/ou produzam evidências com o objetivo de subsidiar decisões em saúde, que sejam: membros da Rebrats; estudantes de graduação e pós-graduação; profissionais do setor público de âmbito federal, estadual e municipal do Sistema Único de Saúde (SUS); de universidades; representantes da sociedade civil; dos Institutos de Ciências e Tecnologia (ICTs) e centros de desenvolvimento e pesquisa que atuam na área de ATS.

Cada autor poderá submeter até dois resumos como autor principal. É obrigatório que pelo menos um dos coautores esteja inscrito no congresso para apresentação do trabalho.

Cobertura temática

Os autores poderão selecionar até dois temas da cobertura temáticas por trabalho entre as áreas da cobertura temática, disponíveis no edital. Também será possível submeter diferentes trabalhos dentro de uma mesma área temática, desde que cada um tenha conteúdo original e atenda aos critérios da chamada.

Confira a chamada completa

Modalidades de submissão

Nessa edição, os trabalhos poderão ser submetidos em três modalidades, conforme especificações dispostas na chamada:

• Trabalhos Científicos: pesquisas originais e estudos conduzidos por profissionais da ATS, que abrangem um ou mais temas dentro do escopo definido;

• Democratizando a ATS: iniciativas locais implementadas pelos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), em formatos diversos, que contemplem a proposta de disseminar e traduzir o conhecimento em ATS para uma linguagem acessível e compreensível;

• Produtos de capacitações finalizadas e editais de fomento à pesquisa em ATS do Ministério da Saúde: trabalhos resultantes de cursos de capacitação e projetos fomentados pelo Ministério da Saúde, como especializações, MBAs e pesquisas financiadas por editais públicos.

Critérios e resultados

Os trabalhos serão avaliados por comissão técnica com base em critérios de relevância, inovação, aplicabilidade e conformidade com as normas do edital. Ainda, os resumos serão ranqueados de acordo com a pontuação obtida na avaliação. Aqueles com melhor pontuação serão selecionados para apresentação oral.

O resultado dos aprovados será divulgado no dia 06 de outubro, nos canais oficiais da Rebrats.

Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do VI Congresso da Rebrats, e aqueles com maior destaque serão reconhecidos na cerimônia de encerramento.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde