Artesã do Piauí celebra sucesso com vendas no Salão do Turismo

Foto: Ricardo Valarini/MTur

“Estou feliz demais, é o segundo ano que eu participo do Salão. Eu vendo todas as minhas peças, não volto com nada para casa”. Com um sorriso no rosto, Neuda Lopes celebra o sucesso das peças produzidas por ela e exibidas no espaço exclusivamente dedicado ao artesão e ao artesanato no Salão do Turismo, em parceria com o Sebrae. Durante os três dias de evento, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o local foi um dos mais procurados pelos visitantes que buscavam todos os tipos de arte para levar para casa.

Neuda vive na cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, e trouxe ao Salão do Turismo bolsas e objetos decorativos feitos a partir do linho da carnaúba e do buriti, duas matérias-primas da região. Um dos produtos que chamaram a atenção de quem passava pelo local foram pequenas vilas feitas com tábuas de canoas e madeiras trazidas pela maré. Neuda produz o trabalho para ilustrar como é a vida das pessoas que moram no mesmo vilarejo que ela. Cada objeto elaborado é único, já que as cores são originais dos materiais que ela recolhe.

Neuda Lopes conta que a ideia de fabricar peças de artesanato surgiu há muitos anos. “Quando minha filha era criança, não tinha dinheiro para comprar as bonecas e os ursinhos para colocar na parede. Como meu marido é marceneiro, sempre sobrava uns pedaços de madeira, que eu pegava e fazia as vilas para enfeitar o quarto dela”, lembra.

A artesã nunca havia pensado em vender as peças de madeira, até que a dona de um hotel local viu as vilas e se interessou em levar para presentear um hóspede. Pouco tempo depois, Neuda começou a vendê-las em uma barraca própria que montou na frente de casa. “Comecei a fazer para vender e para presentear as pessoas. Eu não consigo fazer muitas ao mesmo tempo, mas o que der, eu produzo”, relata.

Com estandes de todas as regiões do Brasil, o Espaço do Artesanato no Salão se destacou como um local de várias oportunidades, onde o público pôde conhecer um pouco mais da cultura nacional por meio de peças únicas, fazer negócios e networking, além de assistir a apresentações e rodas de conversa.

SALÃO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.

Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.

PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior mostra do turismo brasileiro, é organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo