Espaço dedicado ao artesanato brasileiro promove trocas e encontros no Salão Turismo

Imagem: Ricardo Valarini/MTur

O artesanato definitivamente foi um dos destaques na 9ª edição do Salão do Turismo, em São Paulo. O público pôde presenciar, de perto, a cultura regional brasileira por meio das matérias-primas dos produtos disponíveis em um espaço democrático e repleto de oportunidades.

O paulista José Rodrigues, que aproveitou o espaço para adquirir produtos de uma artesã de Pelotas, no Rio Grande do Sul, explica que o Salão do Turismo trouxe a ele uma chance de conhecer pessoas e produtos. “O Salão está muito bacana! O espaço está bem aproveitado e estou tendo a oportunidade de ver coisas aqui que eu não teria lá fora. Acho muito importante conhecer e apoiar o pequeno produtor também”, destaca.

José, inclusive, também estava com um estande na área dedicada à agricultura familiar, uma parceria do Ministério do Turismo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, outro espaço que atraiu a atenção dos visitantes.

Já o arquiteto Maurício Arruda diz que conheceu uma das artesãs do evento nas redes sociais e por isso decidiu visitar o Salão do Turismo. Ele revela, ainda, que os dois aproveitaram a oportunidade para criar um novo trabalho.

“Ficamos amigos pelas redes e estou conhecendo-a presencialmente agora. Já comprei os produtos dela e acabamos de criar um novo projeto. Estou adorando o Salão, está lindo. Estou com vontade de conhecer mais artesanato e mais agricultura familiar. O nosso turismo tem um potencial gigantesco, somos muito plurais e com muita diversidade”, finaliza.

SALÃO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.

Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.

PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior mostra do turismo brasileiro, é organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo