Luciana Santos recebe ministro de Inovação, Ciência e Tecnologia da Nigéria

O ministro de Inovação, Ciência e Tecnologia da Nigéria, Uche Geoffrey Nnaji, visitou, nesta terça-feira (26), a sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. O encontro com a ministra do MCTI, Luciana Santos, foi um desdobramento da assinatura do memorando de entendimento em CT&I, na segunda-feira (25), no Palácio do Planalto.

“A assinatura dessa parceria é muito importante, especialmente porque nossos ministérios são tão parecidos em prioridades e visões”, disse a chefe da pasta.

A assinatura do documento ocorreu durante visita de Estado do presidente nigeriano Bola Tinubu, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e ministros do governo federal.

O memorando prevê a parceria no desenvolvimento e transferência de tecnologias nas áreas de biotecnologia e bioeconomia, ciências oceânicas, ecossistemas de inovação, energia, tecnologia espacial e transformação digital.

Antes da reunião com a ministra, o grupo de representantes do país africano visitou a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao MCTI, onde conheceram os principais projetos desenvolvidos pela unidade. “Nós encontramos algumas possíveis áreas de colaboração, como a de desenvolvimento espacial, aplicações espaciais, projetos e monitoramento de áreas, como a Amazônia”, disse a assessora técnica do ministério nigeriano, Ure Utah.

O grupo ainda visitou a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social também vinculada ao MCTI. Na unidade, os nigerianos conheceram o que há de mais tecnológico, especialmente sobre biotecnologia e bioeconomia. “Nós entendemos que energia é poder e, por isso, queremos ampliar o uso de energia renovável e painéis solares”, afirmou o ministro Uche Geoffrey Nnaji.

Além do ministro nigeriano, estiveram presentes na reunião o diretor-geral da Comissão de Energia, Mustapha Abdullahi, o diretor-geral da Agência Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa em Biotecnologia, Abdullahi Mustapha, e o diretor-geral da Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Espacial, Matthew Adejopu.

Brasil e Nigéria

A parceria entre os países começou em 1961 e constitui um importante eixo estratégico entre os continentes. Com a criação do Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria, instância que modernizou as bases da cooperação bilateral em comércio, defesa, energia, agricultura, saúde e inovação tecnológica, em 2013, a relação atingiu seu auge.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação