O Conselho Nacional de Turismo (CNT) instituiu oficialmente, nesta quarta-feira (27.08), a Câmara Temática de Turismo Social, um espaço permanente de discussão técnica e assessoramento ao colegiado, com a finalidade de propor encaminhamentos, diretrizes e estratégias sobre o tema. A medida foi estabelecida pela Resolução CNT/MTur nº 13, de 26 de agosto de 2025, publicada no Diário Oficial da União.
A nova Câmara contará com representantes de órgãos públicos, entidades do setor, associações e instituições da sociedade civil, entre elas a Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade (ABCMI); Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), Serviço Social do Comércio (SESC) e Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE). O grupo será responsável pela elaboração de propostas, estudos, pesquisas e recomendações que subsidiem o posicionamento do CNT em relação ao Turismo Social no Brasil.
Segundo a resolução, as reuniões ocorrerão trimestralmente em caráter ordinário, podendo também ser convocadas de forma extraordinária. A coordenação ficará a cargo de um servidor do Ministério do Turismo e de um representante da sociedade civil, eleito pelos integrantes da Câmara.
A secretária-executiva do CNT, Cristiane Leal Sampaio, ressaltou a importância da iniciativa. “Ao instituir essa Câmara Temática, criamos um espaço qualificado de diálogo entre governo, entidades e sociedade civil para ampliar o acesso ao turismo e fortalecer políticas públicas voltadas à democratização do setor”, afirmou.
A Câmara Temática também poderá criar subcâmaras temporárias para tratar de pautas específicas, com duração limitada a até um ano. Os resultados de suas atividades deverão ser apresentados nas reuniões do Conselho Nacional de Turismo.
CNT – O Conselho Nacional de Turismo é um órgão colegiado de assessoramento superior que integra a estrutura regimental do Ministério do Turismo. O conselho reúne representantes de órgãos do Executivo Federal, da administração indireta e de entidades ligadas aos diversos segmentos da atividade turística.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo