O Ministério da Pesca e Aquicultura realizou, entre os dias 26 e 28 de agosto, a Semana de Mobilização para a Prevenção e o Enfrentamento do Assédio e da Discriminação. O evento foi organizado pela Ouvidoria do MPA, com o apoio da Assessoria Especial de Controle Interno, da Subsecretaria de Gestão e Administração, da Assessoria Especial de Comunicação Social, do Gabinete do Ministro, da Secretaria Executiva, da Assessoria de Participação Social e da Corregedoria. A iniciativa teve como objetivo a conscientização dos servidores e lideranças, com foco na melhoria das relações de trabalho.
No primeiro dia, foi realizada a palestra “Comunicação Não Violenta”, ministrada pela equipe da própria Ouvidoria. Na abertura do evento, o Ouvidor do MPA, George Cardoso, apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Ministério e falou sobre a importância de adotar medidas de prevenção do assédio e da discriminação todos os dias.
Na sequência, ocorreu a Reunião do Comitê Interno de Governança (CIG), voltada à alta gestão do MPA. O encontro contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), representada pela ouvidora-geral, Valdirene Paes de Medeiros, pela diretora de Promoção de Integridade Pública, Simone Gama Andrade, e pela auditora federal Aline Rodrigues, da Corregedoria-Geral da União. O tema central foi “Boas Práticas de Governança: Prevenção ao Assédio e à Discriminação no Setor Público”, reforçando o compromisso institucional do MPA com a integridade.
“Bem-estar emocional no Ambiente de Trabalho” foi a palestra do segundo dia, apresentada pela psicóloga social Solange Lopes da Silva. Ela falou sobre a influência do trabalho e dos relacionamentos interpessoais na saúde mental e como melhorar a rotina profissional.
O encerramento da semana, realizada nesta quinta-feira (28/8), foi marcado pelo lançamento do Plano Setorial de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação. O evento contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, da secretária-executiva Adjunta do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Caroline Dias dos Reis, da ouvidora-geral da Controladoria-geral da União, Valdirene Medeiros, e da Assessora Técnica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Cláudia Couto Rosa Lopes.
O ministro André de Paula destacou a relevância do tema para o MPA. “Esse Ministério é fruto do talento coletivo e do esforço que todos os dias fazemos aqui. Esse é o governo dos Direitos Humanos, da igualdade racial, que valoriza as pessoas, que inclui os excluídos e que enxerga aqueles que não são percebidos. O que nós fazemos aqui é colocar na prática o compromisso assumido pelo presidente Lula, não com o governo, mas com a sociedade”, ressaltou.
O ouvidor George Cardoso afirmou que a semana foi um verdadeiro sucesso. “Foram três dias intensos, com palestras voltadas ao nosso corpo técnico, servidores e colaboradores, além de um evento no comitê interno de governança, direcionado à alta gestão. Agradeço a participação massiva de todos, tanto online quanto presencialmente, e ao apoio fundamental das áreas parceiras, em especial a Assessoria Especial de Controle Interno”, completou.
Cartilha de Interação Social
Durante o evento, foi lançada também uma cartilha de interação social do MPA, chamada “Mergulhando na Inclusão”, resultado de uma parceria do MPA com o MDHC. O documento reúne dicas para que as pessoas possam liderar com as diferenças e interagir de forma respeitosa umas com as outras.
A idealizadora do documento foi a então chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Adriana Toledo, que hoje é chefe de gabinete do ministro André de Paula. Ela explicou que a cartilha foi criada dentro do MPA, mas recebeu a chancela de técnicos do MDHC, inclusive da ministra Macaé Evaristo. Para ela, o documento é “uma ferramenta viva, construída com diálogo, que define responsabilidades e ações concretas para orientar nossas condutas e fortalecer nossa cultura”.
(61) 3218-3072