Primeira edição do Liderança Íntegra na Prática reuniu lideranças da Administração Pública

A abertura foi conduzida por Eveline Brito, secretária-executiva da CGU, com a presença de Ana Vitória Piaggio Albuquerque, da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Cultura (MinC), uma das idealizadoras do projeto original, em

No dia 29 de agosto, a Controladoria-Geral da União (CGU) realizou a primeira edição do Liderança Íntegra na Prática. A iniciativa inaugurou o ciclo de diálogos sobre integridade, voltado a fortalecer a atuação de gestores e lideranças no setor público, buscando a definição de propósitos ligados ao interesse público e à missão institucional. O encontro foi realizado no Auditório Anadyr de Mendonça, na sede da CGU, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

A abertura foi conduzida por Eveline Brito, secretária-executiva da CGU, com a presença de Ana Vitória Piaggio Albuquerque, da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Cultura (MinC), uma das idealizadoras do projeto original, em parceria com o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

O tema central do evento “O que é decidir com integridade no setor público?”, foi apresentado por João Villaverde e mediado por Patricia Alvares. Durante sua fala inicial, Patricia afirmou que agir em prol de uma cultura de integridade significa agir além do combate à fraude e à corrupção, mas também construir organizações com ambientes íntegros que incluam e respeitem as pessoas, buscando prestar contas e agir com responsabilidade. Também pontuou que, pensando nessa evolução do conceito de integridade, o projeto buscará trazer lideranças para falar de suas atuações em políticas públicas e o que isso envolve: definição de propósitos que representem o interesse público, a missão da instituição, e garantam a participação e a transparência, requisitos fundamentais para uma atuação com integridade.

Em sua apresentação João Villaverde destacou os detalhes e desafios do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, um projeto de articulação das cadeias produtivas nacionais às rotas comerciais continentais e acesso à costa do Pacífico. João destacou que a integridade deve estar presente em cada decisão de governo, porque dela depende a confiança da sociedade no Estado e a efetividade das políticas públicas. Em iniciativas complexas como o programa Rotas de Integração Nacional, afirmou João, a busca do interesse público em todas as relações é a chave para, mesmo quando existem interesses distintos, manter o diálogo e avançarmos.

O evento foi destinado a altas e médias lideranças da Administração Pública Federal, mas contou com a participação de gestores em geral. Além do debate principal, o encontro possibilitou interação em tempo real, com envio de perguntas pelos inscritos, que também receberam certificado de participação.

A iniciativa é organizada pela Coordenação-Geral de Integridade Pública Federal, da Diretoria de Promoção de Integridade Pública da SIP, em parceria com o programa CGU +Liderança. O ciclo pretende criar um espaço contínuo de diálogo e reflexão sobre integridade, estimulando a troca de experiências e a valorização do papel das lideranças no setor público.

A próxima edição do Liderança Íntegra na Prática já está prevista para o dia 21 de outubro, com a participação de George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes.

A gravação do evento pode ser vista no canal do YouTube da CGU: https://www.youtube.com/watch?v=-y2vDPsYFjk

Fonte: Controladoria-Geral da União