O Ministério do Turismo realizou na noite deste sábado (30/08), na Escola Maria de Lourdes, na Vila de Algodoal, município de Maracanã (PA), um encontro com moradores da Ilha de Maiandeua – formada pelas vilas de Algodoal, Camboinha, Fortalezinha e Mocooca. A reunião teve como objetivo a continuidade das discussões sobre o projeto piloto de implantação de veículos elétricos, como alternativa sustentável para o transporte que hoje é exclusivamente realizado por tração animal e fortalecimento do turismo regional.
Participaram a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado Lopes, representando o ministro Celso Sabino, o diretor de Turismo da Itaipu Binacional, Yuri Benites, o professor Marcos, da Escola Nacional do Turismo, o prefeito de Maracanã, Reginaldo Carrera, além de lideranças locais e representantes da Associação dos Carroceiros de Algodoal.
“Esse projeto é fruto de uma construção coletiva, com escuta das lideranças locais e trabalhadores. O Ministério do Turismo acredita que as melhores políticas públicas são as que respeitam a realidade, a cultura e os valores de cada lugar. Nosso objetivo é promover mobilidade sustentável, assegurar o bem-estar dos animais e gerar novas oportunidades de trabalho e renda”, afirma Ana Carla.
“A COP 30 será uma vitrine para o mundo, e o Pará tem muito a mostrar, além de sua riqueza cultural, natural e humana, fortalecendo o turismo sustentável e projetando a Amazônia como destino de referência global”, finaliza.
O diretor da Itaipu destacou que a solução deve adaptada à realidade local e construída em conjunto com a comunidade, enquanto moradores como Lucival Braga, agente administrativo, reforçaram a importância da mudança.
“Essa iniciativa vai ser uma inovação e uma melhoria significativa para todos nós”, celebra. Destacando também que os condutores dos veículos já seguem um código de conduta, onde protegem o meio ambiente e reforçam o bom atendimento ao turista.
As atividades seguem neste domingo (31/08) com visitas técnicas e reuniões adicionais para avaliar a viabilidade do projeto.
Turismo Responsável – A iniciativa reforça o compromisso do governo federal em integrar ações educativas e formativas a políticas públicas permanentes de valorização das pessoas, do meio ambiente e das culturas locais. O Ministério do Turismo atua para consolidar o Brasil como um destino líder em turismo responsável, prática que promove o equilíbrio entre crescimento econômico, sustentabilidade ambiental e justiça social.
Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo