A 60 dias da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, visitou nesta quinta-feira (10) as obras do Parque da Cidade, em Belém, e acompanhou de perto os preparativos finais do espaço que será um dos principais palcos do evento.
Com 500 mil m² e quase 80% das obras concluídas, o Parque da Cidade representa um investimento de R$ 980 milhões e reunirá áreas verdes, um centro gastronômico e espaços culturais. Durante a COP30, será o ponto de encontro de chefes de Estado e delegações internacionais, recebendo a Blue Zone – dedicada às negociações diplomáticas – e a Green Zone, espaço de interação da sociedade civil. A estrutura está sob responsabilidade das empresas DMDL e Consórcio Pronto RG, que atuam em parceria com a ONU e o governo federal.
O ministro destacou a relevância do empreendimento para a realização da conferência. “A COP30 será a maior já realizada e Belém está preparada para receber líderes de todo o mundo. O Parque da Cidade será um espaço emblemático, que ficará como legado para a população paraense e para o Brasil, integrando natureza, cultura e desenvolvimento sustentável”, afirmou Celso Sabino.
Na ocasião, o ministro também se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho, para alinhar os preparativos finais e a entrega de obras estratégicas conduzidas em parceria entre o governo federal e o governo estadual.
Até o momento, 74 países já confirmaram presença na COP30 e outros 35 estão em processo de negociação para participação, entre as 196 partes convidadas pela ONU.
“Como paraense, tenho muito orgulho de ver minha terra se preparando para receber o mundo. A COP30 não é apenas um evento, mas uma oportunidade histórica de mostrar a Amazônia e o Brasil como protagonistas no enfrentamento às mudanças climáticas. O legado que ficará para Belém será de infraestrutura, de visibilidade internacional e, principalmente, de esperança em um futuro mais sustentável”, conclui o ministro do Turismo.
FUNGETUR – Durante a visita, Celso Sabino ressaltou ainda as ações do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que tem apoiado empreendimentos em todo o país na modernização e ampliação da infraestrutura turística, contribuindo diretamente para o fortalecimento da cadeia produtiva e para a preparação de destinos que receberão visitantes durante e após a COP30.
O Ministério do Turismo injetou mais de R$ 185 milhões em recursos contratados para realização de obras e melhorias em serviços de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, organizadoras de eventos, entre outros.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo