Não há informações do que tenha causado as chamas, mas moradores locais suspeitam que tenha se iniciado por acidente, em uma das propriedades vizinhas.
Um incêndio de grandes proporções, iniciado na região do Assentamento Canaã, distante 40 quilômetros do município de Bodoquena, se espalha para a Serra da Bodoquena e demais áreas de preservação e turísticas na tarde desta sexta-feira (12). Não há informações do que tenha causado as chamas, mas moradores locais suspeitam que tenha se iniciado por acidente, em uma das propriedades vizinhas.
O fogo chegou a atingir o morro do Refúgio Canaã, pousada turística local, além da região da Cachoeira Boca da Onça. No momento, as chamas aproximam do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Conforme o responsável pelo Refúgio Canaã, o fogo está ‘fora de controle’. “Tá complicada a situação aqui. Não é fácil o trabalho dos brigadistas, porque é uma região muito montanhosa. Eles controlaram uma parte, mas ele [o fogo] continua avançando. [Atingiu] toda a região aqui, e está indo para o Parque Nacional”.
A região atingida pelo fogo possui muitos sítios, áreas de preservação, campings e pontos turísticos. A mata seca teria contribuído para a velocidade em que as chamas se alastraram. Conforme apurado, há uma equipe do Corpo de Bombeiros atuando no combate ao fogo na região próxima das estradas. Já os brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), atuam na região montanhosa.