Avanços significativos para a segurança e a ressocialização foram promovidos em Três Lagoa pela Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul). Na última sexta-feira (12.9), foi realizada a entrega de viaturas, armamentos, coletes balísticos e inaugurada oficialmente uma oficina de trabalho prisional no Estabelecimento Penal Feminino do município.
Os equipamentos e as viaturas contemplam as três unidades penais da cidade – o Estabelecimento Penal Feminino – EPFTL, a Penitenciária de Segurança Média – PSMTL e a Colônia Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus”, de regime semiaberto.
Foram entregues viaturas caracterizadas da Polícia Penal, armas longas (CET e CT .40) e coletes balísticos, reforçando a proteção dos servidores, a eficiência nas escoltas e o transporte de custodiados. O investimento também reflete a valorização do trabalho desempenhado pelos policiais penais, garantindo melhores condições operacionais no dia a dia.
Projeto Alvorecer
Parte central do evento foi a inauguração da nova oficina de reciclagem no presídio feminino, unindo reinserção social, trabalho e sustentabilidade. A estrutura possui cerca de 210 metros quadrados, com refeitório e dois banheiros, oferecendo um ambiente adequado para as atividades laborais.
Atualmente, dez internas atuam na separação de embalagens para reciclagem. Pelo programa, elas recebem ¾ do salário mínimo vigente, além do direito à remição de um dia de pena a cada três dias trabalhados.
Idealizado pela diretora do presídio feminino, policial penal Yara Barnabé da Silva, em parceria com a representante do Grupo Alvorada, Michelle Menegueli, prevê ainda a capacitação das internas que conquistarem a liberdade, possibilitando sua inserção em empresas do grupo. A iniciativa busca promover uma ressocialização efetiva, unindo capacitação profissional e oportunidade de reinserção no mercado de trabalho.
Representando a presidência da Agepen no evento, o diretor de Operações, Flávio Rodrigues, ressaltou que o Governo do Estado, por meio da instituição e de sua Polícia Penal, trabalha incansavelmente para fortalecer a segurança nas unidades prisionais e da população. Segundo ele, várias aquisições como os armamentos, coletes e viaturas entregues, estão sendo realizadas para contribuir neste fortalecimento.
O dirigente também destacou o importante papel das frentes de ressocialização neste processo, tendo como principais pilares o trabalho, a educação e a religião. “Essa parceria do Projeto Alvorecer é um exemplo disso, então agradeço a empresa que está acreditando e dando esta oportunidade”, disse, agradecendo também a equipe de policiais penais que tornam as ações dentro dos presídios possíveis.
O evento também contou com a presença da vice-prefeita de Três Lagoas, Vera Helena Arsioli Pinho; do juiz da 1ª Vara de Execução Penal do Interior, Luiz Felipe Medeiros Vieira; do chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais, Dirceu Belmar Monis; além de autoridades locais e convidados.
Fonte: AGEPEN – MS