Oficial da PM de folga identifica veículo clonado em Ponta Porã e aciona equipe de trânsito

Nesta segunda-feira (15/09), um oficial do 4° Batalhão de Polícia Militar, durante seu período de folga, avistou um veículo suspeito de clonagem em Ponta Porã – MS e acionou a equipe de trânsito do 4º Batalhão de Polícia Militar para realizar a verificação. O carro, um Ford Ka, de cor prata, já havia circulado em grupos de WhatsApp do 4° BPM como possível veículo clonado, pois outro automóvel com as mesmas características, inclusive com a mesma placa, estaria em circulação no estado de São Paulo.

De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe de trânsito localizou o veículo e o condutor, que se apresentou como proprietário. Com a autorização dele, os policiais iniciaram a checagem dos sinais identificadores do automóvel e constataram diversas irregularidades.

Durante a inspeção, foi verificado que a marcação do chassi no assoalho do passageiro apresentava sinais de adulteração, aparentando ter sido recortado e substituído. Além disso, os números adesivos de identificação na parte do motor e na coluna central foram grosseiramente confeccionados, revelando que o adesivo original havia sido raspado e substituído.

Diante das constatações, não foi possível identificar se o veículo era produto de furto ou roubo, uma vez que todos os sinais encontrados aparentavam ter sido adulterados e clonados com dados do veículo original que circula no estado de São Paulo.

O indivíduo informou desconhecer a fraude e disse ter adquirido o carro há cerca de 15 dias, em São Paulo, de um conhecido.

O veículo e o condutor foram encaminhados à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã para os procedimentos cabíveis.

Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4