Em posse do novo diretor-geral da Antaq, ministro reforça o papel da agência reguladora

Ministro Silvio Costa Filho participou nesta terça-feira da cerimônia de posse do novo diretor-geral da Antaq, Frederico Dias - Foto: Jonilton Lima

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância do papel da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para a promoção do desenvolvimento do setor, durante a posse do novo diretor-geral do órgão regulador, Frederico Dias, nesta terça-feira (16), na sede da agência.

“As agências estão sendo fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, primeiro pela segurança jurídica, segundo pela regulação, e terceiro por dar ao nosso país mais segurança institucional, porque nós temos aqui mandatários, temos quadros profundamente qualificados”, afirmou o ministro após dar posse ao novo diretor-geral. “E quando vemos um quadro como o Fred, bacharel em direito, formado em engenharia, um quadro que serviu ao Brasil à frente do Tribunal de Contas, isso claramente é uma demonstração que nós estamos num caminho certo”, acrescentou.

O novo diretor-geral da agência, por sua vez, disse estar ciente da responsabilidade institucional do cargo. “Não é apenas mais uma etapa profissional, mas a continuidade de um propósito, de colocar o conhecimento técnico e a capacidade de criar soluções em favor de um setor estratégico para o desenvolvimento de Brasil”, afirmou Dias. “O transporte aquaviário é vetor de competitividade, de integração logística e de desenvolvimento regional. O país depende de portos eficientes, hidrovias estruturadas e serviços de navegação que atendam com qualidade às necessidades da população”, acrescentou.

Frederico Dias é engenheiro civil, bacharel em direito, com experiência regulatória e em auditorias portuárias e já exerceu a função de auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União. Durante a sabatina na Comissão de Infraestrutura do Senado, defendeu a importância da segurança regulatória e da previsibilidade para atrair investimentos privados. Dias teve seu nome aproado pelo plenário do Senado Federal em agosto, por 47 votos a favor, 5 contra e 1 abstenção.

Em seu discurso, o ministro Silvio Costa Filho evidenciou ainda o fato de que o Ministério de Portos e Aeroportos, em conjunto com a agência reguladora, está conduzindo o maior programa de concessões portuárias, com previsão de realizar, de 2023 a 2026, 60 leilões, com investimentos de R$ 30 bilhões. Costa Filho também comentou sobre o sucesso do leilão do Túnel Santos-Guarujá, realizado no início do mês, que atraiu investimentos de R$ 6,8 bilhões.

Para este ano, estão previstos leilões de empreendimentos importantes, entre eles o do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR), que já tem data marcada para 22 de outubro, na B3, em São Paulo. Também estão previstos os leilões do terminal de contêineres do Porto de Santos, o Tecon Santos 10, e o do canal de acesso ao porto.

O ministro ressaltou ainda o incremento na movimentação portuária nos últimos anos, batendo recordes de toneladas de cargas, entre exportações e importações. “Tivemos em 2025 o melhor semestre da história e, somando com o mês de julho, já movimentamos 780 milhões de toneladas de cargas”, afirmou.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos