
Brasília, 17/09/2025 – Entre esta quarta (17) e quinta-feira (18), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realiza o Webinário do Sinesp Infoseg, com o objetivo de aprimorar a gestão e nivelar o conhecimento entre os profissionais de segurança pública. O evento faz parte de uma série de webinários que serão promovidos pela pasta com representantes de instituições estratégicas do setor.
A iniciativa busca aproximar o Poder Público de órgãos que já utilizam ou que ainda podem aderir à solução Sinesp Infoseg, ferramenta que integra dados de diferentes áreas, oferecendo consultas rápidas e inteligentes para auxiliar profissionais no exercício de suas funções.
Esta edição vai contar com a participação de 150 integrantes do Poder Judiciário e 100 dos Ministérios Públicos, na modalidade on-line. A iniciativa foi articulada pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), da Secretaria de Segurança Pública (Senasp), do MJSP.
O secretário da Senasp, Mario Sarrubbo, ressalta que reunir profissionais de todo o País em torno da integração de dados é um passo essencial para fortalecer a segurança pública. Para ele, o Sinesp se consolida como uma ferramenta estratégica, capaz de oferecer respostas ágeis e inteligentes.
“Ao promover capacitação e nivelamento de conhecimento, o MJSP reforça seu compromisso com a eficiência na gestão da informação. Essa aproximação entre instituições fortalece o trabalho conjunto e aprimora a tomada de decisões. Iniciativas como essa são fundamentais para modernizar a atuação dos órgãos de segurança”, diz.
De acordo com a diretora da DGI, Vanessa Fusco, o webinário é essencial para alinhar o conhecimento dos gestores locais, garantindo o uso mais eficaz e seguro da ferramenta.
“Além de promover escuta ativa e participação das instituições, reforça a integração dos dados e potencializa a cultura da tomada de decisões baseadas em informações. Ao envolver o Judiciário e os Ministérios Públicos, fortalece a cooperação interinstitucional e promove o Infoseg como instrumento estratégico para uma segurança pública mais integrada e eficiente”, destaca.
Resultados esperados
Com a realização dos webinários, a expectativa é que as instituições participantes fortaleçam o uso do Sinesp Infoseg, superem dificuldades técnicas, compreendam melhor a gestão de acessos e maximizem o potencial da ferramenta. A iniciativa deve consolidar parcerias estratégicas e contribuir para a eficiência da segurança pública no País.
Segundo o coordenador-geral de Gestão e Integração de Dados da DGI, Dérik Reis do Nascimento, os resultados vão além da capacitação técnica. “O webinário ajuda a alinhar o conhecimento dos gestores locais melhorando a gestão da ferramenta e otimizando o fluxo de acessos, além de criar um canal de comunicação mais direta para saneamento de dúvidas”, lembra.
Durante os dois dias de evento, serão abordadas frentes prioritárias. Os representantes dos Ministérios Públicos irão conhecer e terão acesso ao perfil “Inteligência 2”, destinado a usuários de unidades de Inteligência já formalmente admitidas como parceiras do sistema.
Já os representantes do Poder Judiciário, irão conhecer como o Infoseg pode ser utilizado como ferramenta de pesquisa em bases de dados integradas, ao garantir consultas seguras e organizadas sem interferir na gestão das informações originais.
Sinesp Infoseg
Instituído pela Lei nº 13.675/2018, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) conta com uma plataforma tecnológica que reúne diversas soluções, entre elas o Infoseg. O sistema é considerado um instrumento fundamental para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
Trata-se de um sistema federal de uso restrito, que concentra informações sigilosas e proporciona agilidade na consulta a dados sobre pessoas desaparecidas, ocorrências policiais, registros da Receita Federal, mandados de prisão, armas e veículos, entre outros. Também possibilita a geração de relatórios e o acesso a painéis de busca das bases integradas das forças de segurança.
O Infoseg possui perfis exclusivos para as forças policiais e outros perfis para órgãos não SUSP, e o cadastro do usuário deve ser aprovado pela chefia imediata, uma vez que disponibiliza diagnósticos relacionados à criminalidade. Esses processos de consulta têm como objetivo apoiar os agentes de segurança pública por meio de pesquisas inteligentes. Dessa forma, os profissionais da área passam a contar com acesso imediato e seguro a informações provenientes de múltiplas fontes e órgãos.
Os pedidos de acesso podem ser realizados pelo e-mail: [email protected].