A transparência pública é um dos pilares para ampliar a confiança da sociedade nas instituições e fortalecer a democracia. Um workshop voltado à aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e ao fortalecimento da integridade na gestão pública, promovido pelo Ministério dos Transportes nesta quarta-feira (17), mostra como a pasta avança nessa agenda.
“É importante relembrar da importância da transparência, relembrar que precisamos manter essa cultura sempre ativa dentro do ministério e desenvolvê-la de uma forma mais consistente”, afirmou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.
De acordo com ele, a pasta tem buscado alinhar suas ações com a Controladoria-Geral da União (CGU) e com o Tribunal de Contas da União (TCU), em sintonia com a diretriz estabelecida pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Todas as nossas concessionárias vinculadas e o próprio ministério estão com todos os itens cumpridos e hoje ocupamos o primeiro lugar nos rankings de transparência”, completou.
A secretária Nacional de Acesso à Informação da CGU, Lívia Sobota, também participou do evento.
“Apresentar resultados tão concretos em transparência ativa e outras inovações demonstra que é possível aliar a política pública, a entrega finalística, o impacto na sociedade, o valor gerado para a sociedade, com as medidas de integridade e transparência que habilitam essas providências e também permitem o controle social”, afirmou.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; o diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Carlos Barros; e o subsecretário de Sustentabilidade do MT, Cloves Benevides, também estiveram na abertura do workshop.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes