São Borja/RS. Nesta quarta-feira (17/9), a Polícia Federal, com apoio do Ministério Público, da Brigada Miliar, da Polícia Civil e da Polícia Penal, deflagrou a Operação Tempus Veritatis. A ação consiste em um desdobramento da Operação Integridade Eleitoral, ocorrida em outubro de 2024, com o objetivo de reprimir a tentativa de influência do crime organizado no processo eleitoral do município de São Borja, no Rio Grande do Sul.
Durante a deflagração desta manhã, policiais federais realizaram sete buscas pessoais e oito buscas domiciliares, incluindo uma busca dentro da Penitenciária de Alta Segurança do Rio Grande do Sul, além de uma ordem de afastamento de servidor público de suas funções. Os mandados judiciais foram expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias de Santa Maria/RS.
O inquérito policial teve início com informações sobre um líder de uma organização criminosa que, mesmo preso, estabeleceu contato direto e pessoal com a cúpula política de uma campanha eleitoral.
As investigações indicaram que o acordo firmado previa o fornecimento de apoio material, pessoal e financeiro à candidatura em troca de cargo público na futura administração municipal para pessoa de confiança da organização criminosa, ampliando assim o seu poder de influência sobre o poder público local.
Os fatos investigados podem configurar os crimes de associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional.
A Polícia Federal reitera seu compromisso com a transparência das investigações, respeitando o devido processo legal, e informa que as apurações prosseguem para identificar eventuais outros envolvidos no esquema criminoso.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Borja
Fone: (51) 3430-9000
Fonte: Polícia Federal