O Ministério da Educação (MEC) tem coordenado, em parceria com estados e municípios, ações voltadas à recomposição das aprendizagens e ao fortalecimento dos indicadores educacionais. A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) realizou, no fim de junho, em João Pessoa, a primeira etapa da formação “Movimenta A+ PB: Recomposição da Aprendizagem com foco no Saeb”. Iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, conduzido pelo MEC.
A atividade reuniu gestores e professores articuladores da rede estadual para alinhar práticas pedagógicas e preparar as escolas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. Durante o encontro, os participantes discutiram a relação entre os resultados da avaliação e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de analisarem a nova matriz de referência do Saeb, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A programação incluiu oficinas práticas, em que educadores exploraram itens de avaliações externas e construíram o Mapa Estratégico de Recomposição com Foco no Saeb, ferramenta orientada pelo MEC para apoiar escolas no planejamento pedagógico, com base em indicadores como taxas de aprovação, matrículas e resultados de avaliações diagnósticas.
Segundo Jefferson Aguiar, articulador representante da Paraíba no grupo de trabalho interfederativo do pacto, a proposta fortalece o planejamento pedagógico das redes. “O mapa estratégico possibilita às escolas visualizar suas necessidades reais e alinhar ações de recomposição das aprendizagens às metas do Ideb”.
Após a etapa presencial, a formação foi replicada em julho e agosto nas escolas da rede estadual, garantindo capilaridade à iniciativa. Para a gerente-executiva de Escolas Cidadãs Integrais da SEE-PB, Wennia Figueiredo, o alinhamento proporcionado pela ação amplia as chances de sucesso dos estudantes paraibanos nas avaliações externas.
Com o apoio do MEC, a Paraíba se soma a outros estados que já implementam o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, fortalecendo o trabalho pedagógico e preparando as redes de ensino para avanços consistentes no Saeb e no Ideb.
Pacto – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma iniciativa do MEC que tem como objetivo apoiar estados, municípios e o Distrito Federal na recomposição das aprendizagens de estudantes da educação básica que apresentam defasagens. A política, construída de forma colaborativa com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), busca garantir que esses estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, reduzindo desigualdades e fortalecendo a equidade no ensino.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação