A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi um dos destaques da sessão especial promovida pelo Senado Federal, nesta sexta-feira, 19 de setembro, em homenagem ao Sistema S. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participou do evento e destacou a importância do sistema para a capacitação e a inclusão de jovens no mercado de trabalho.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, ressaltou que “o Sistema S ajuda na redução das desigualdades através da geração de emprego e da renda, fruto dos processos educacionais, e do seu papel social dentro da saúde, do esporte, do lazer, da cultura”. Bregagnoli defendeu um pacto nacional em favor da EPT, citando a recém instituída Política Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e o programa Juros por Educação
O secretário agradeceu às instituições pela execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), destacando os cursos de Bioeconomia e do Asa para Todos.
O Sistema S é formado por nove instituições privadas, sem fins lucrativos e com foco na prestação de serviços públicos, como educação profissional, saúde e assistência social. Entre as instituições que compõem o sistema, estão: Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), dentre outras.
Participantes – A sessão contou com a presença do senador Izalci Lucas, do diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo; da gerente-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira; do diretor-superintendente do Sesi, Paulo Moll; do gerente-executivo de Educação Profissional do Senai, Felipe Esteves Pinto Morgado; da diretora-executiva nacional do Serviço Social do Transporte (Sest), Nicole Goulart; e de representantes de entidades patronais e sindicais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec e da Agência Senado
Fonte: Ministério da Educação