O município está sob alerta laranja de perigo para tempestade desde as 15h de domingo (21), conforme aviso emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na madrugada desta segunda-feira atingiu a cidade de Amambai foi atingida por ventos de até 80 km/h e provocou destelhamentos, torres retorcidas, queda de árvores e deixando parte da cidade sem energia elétrica. Conforme o Corpo de Bombeiros, os primeiros chamados começaram por volta das 5h30, quando a chuva forte acompanhada de ventos intensos teve início. Até as 7h30, a corporação havia registrado dez ocorrências, sendo sete por destelhamento de casas e três por quedas de árvores.

Conforme o prefeito Sérgio Barbosa, muitos bairros continuam sem energia elétrica. Ele informou ainda que equipes da prefeitura trabalham na retirada de árvores que obstruem ruas e no levantamento de possíveis famílias desabrigadas. Postes de energia também foram derrubados pela força do vento.
O município está sob alerta laranja de perigo para tempestade desde as 15h de domingo (21), conforme aviso emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O alerta segue até as 15h desta segunda-feira (22) e prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Entre os riscos potenciais estão corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Também houve registro de chuva em Ponta Porã (26,8 mm), Dourados (14,2 mm), Maracaju (7,2 mm) e Bela Vista (5,4 mm).
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) já havia alertado que a chegada de uma frente fria ao Estado traria temporais, chuvas intensas e queda nas temperaturas. Para esta segunda-feira, o cenário previsto inclui rajadas de vento fortes, descargas elétricas e possibilidade de granizo em pontos isolados, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul.
A Defesa Civil recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue sob árvores e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Fonte: Campograndenews