O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desnevolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, assinou ontem (1º), durante a EmpreendeFest, um Protocolo de Intenções com o Hub Teia da Caixa Econômica Federal.
Trata-se de uma parceria estratégica que visa fortalecer a ciência, a tecnologia, a inovação e o desenvolvimento em Mato Grosso do Sul. O Estado é o primeiro do País a firmar este tipo de protocolo com a Teia.
Participaram da assinatura o governador Eduardo Riedel, o secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna, o superintendente da Caixa em MS, Augusto Vilhalba, e o representante do Hub Teia, líder de negócios da Caixa, Mike Soares.
O protocolo tem como objetivo o desenvolvimento e o fortalecimento das atividades de pesquisa, inovação, ciência e tecnologia, por meio do intercâmbio de conhecimento, do compartilhamento de experiências, da experimentação de soluções e da criação de iniciativas com startups — especialmente, mas não apenas, Govtechs — em seus respectivos ambientes de inovação.
Segundo Ricardo Senna, a parceria cria um ambiente propício ao desenvolvimento por meio da inovação e do empreendedorismo.
“Ao me conectar com a Caixa, um parceiro estratégico que já nos apoiou no evento de inovação em Santa Rita do Sapucaí, tive a oportunidade de interagir com Mike. Durante nossa conversa, ele apresentou o programa Hub Teia da Caixa. Comentei sobre o atual cenário de Mato Grosso do Sul, destacando nossa ênfase no sistema de inovação e na aplicação da pesquisa científica no mercado. Por meio desta parceria, estabelecemos uma ambiência favorável à transferência de tecnologia, à capacitação e à troca de conhecimentos entre os ecossistemas de startups do Estado e o Hub Teia”, destacou.
Para o governador Eduardo Riedel, a iniciativa evidencia a evolução do cenário de negócios em Mato Grosso do Sul.
“Acreditamos que estamos promovendo um clima favorável ao desenvolvimento por meio da inovação e do empreendedorismo. A dinâmica de negócios no Estado é crescente, cada vez mais ágil e desafiadora, com pessoas apresentando demandas específicas e buscando conhecimento. O empreendedorismo é o catalisador ideal para este momento. Esta iniciativa busca integrar o governo, a rede de ciência e tecnologia e a rede de inovação que estamos estruturando, transformando as contribuições de cada um em oportunidades de desenvolvimento e negócios para a população”, afirmou.
Senna complementou dizendo que o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc, tem adotado uma agenda de inovação importante para promover a competitividade e o desenvolvimento do Estado.
“Como parte dessa estratégia, buscar parcerias que proporcionem ganhos de musculatura aos ecossistemas de inovação é fundamental. Nesse sentido, essa parceria com o Hub de inovação da Caixa Econômica Federal, denominado Espaço TEIA, que é pioneiro no país com foco em soluções de governo (govtechs), objetiva a conjugação de esforços para o desenvolvimento e o fortalecimento das atividades de pesquisa, inovação, ciência e tecnologia voltados para solucionar as dores do mercado e da sociedade. Dessa forma, a parceria com a Caixa, por meio do Espaço TEIA, cria uma oportunidade única para o MS de fortalecer os seus ambientes de inovação”, finalizou.
Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda/Semadesc
Fonte: Governo MS