Servidores da Câmara de Ponta Porã recebem qualificação

Oficina qualificou servidores na gestão de contratos administrativos

Servidores da Câmara Municipal de Ponta Porã receberam curso de qualificação na gestão de contratos administrativos.

O presidente da Casa de Leis, vereador Agnaldo Pereira Lima, destaca a preocupação em buscar o aperfeiçoamento e qualificação dos servidores em todas as áreas, visando buscar sempre a qualidade na prestação dos serviços interna e externamente.

Na última sexta-feira, 03, o Plenário da Câmara Municipal foi palco da Oficina Fiscaliza F&C, promovida pela Feitosa & Coimbra Sociedade de Advogados, especializada em licitações e contratos administrativos.

O encontro reuniu servidores municipais de diversos setores e teve como foco fortalecer a atuação prática dos fiscais e gestores de contratos à luz da Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos.

Durante a oficina, a equipe de especialista em contratações públicas, destacou os principais desafios enfrentados pelos municípios na fase de execução contratual e apresentou modelos padronizados, checklists e orientações práticas para garantir maior segurança jurídica e eficiência no acompanhamento dos contratos.

O evento também abordou as responsabilidades do gestor e do fiscal, as etapas da fiscalização técnica e administrativa, e os cuidados necessários para evitar responsabilizações pessoais e prejuízos ao erário.

O Projeto Fiscaliza F&C faz parte de uma iniciativa de capacitação itinerante que será levada aos municípios assessorados pelo escritório até o fim do ano.

O objetivo é profissionalizar a atividade de fiscalização contratual, aproximando teoria e prática, e promover uma cultura de governança, controle e prevenção de riscos na Administração Pública.

Segundo a equipe organizadora, a oficina foi um sucesso, com grande participação dos servidores e troca de experiências entre setores.

A ação reforça o compromisso da Feitosa & Coimbra em oferecer suporte técnico contínuo aos municípios, garantindo que a execução dos contratos públicos ocorra com transparência, eficiência e responsabilidade.