Na última sexta-feira (10.10), durante seminário sobre segurança turística realizado na ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro (RJ), a coordenadora de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Tatiana Oliveira, apresentou a minuta do Programa de Segurança Turística do órgão.
O evento teve como objetivo reunir contribuições e sugestões de especialistas, gestores públicos e representantes do trade turístico para o aprimoramento do texto, das metas e das ações previstas no programa.
O seminário, promovido pela Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) em parceria com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), buscou estimular o diálogo sobre os desafios e soluções para a construção de destinos brasileiros mais seguros, sustentáveis e preparados à recepção de turistas nacionais e internacionais.
“A segurança turística é fundamental para fortalecer nossos destinos e promover um turismo sustentável e responsável”, afirmou Tatiana, destacando que esta dimensão é estratégica para a competitividade do setor e essencial à consolidação de um turismo verdadeiramente responsável.
O evento também abordou a importância da articulação entre órgãos públicos nas três esferas de governo (federal, estaduais e municipais), profissionais e prestadores de serviços com vistas à segurança turística, considerada essencial para a implementação de políticas eficazes e integradas em todo o país.
A coordenadora Tatiana Oliviera apresentou ainda ações desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, como a Operação Curupira Mirim, o Código de Conduta Brasil e o Movimento Turismo que Protege, voltados à proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual no setor turístico; o guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres” e o Mapa Brasileiro de Turismo Responsável, que reúne iniciativas de sucesso na área.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo