Está no ar a versão 2.0 do sistema e-Agendas, plataforma oficial desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) para divulgação das agendas públicas das autoridades do Poder Executivo Federal. De uso obrigatório para órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, a nova versão fortalece a integridade e a prevenção de conflitos de interesse, além de fomentar o controle social.
Dentre os principais avanços tecnológicos da nova versão, estão o check-in via QR Code, que substitui listas físicas de presença; a inclusão ativa do participante, com registro de dados pelo próprio cidadão, que tem o CPF mascarado; as integrações sistêmicas com o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape); o Painel InfoAgendas 2.0, que traz gráficos aprimorados, dados abertos e indicadores de transparência; e a aba de ajuda contextual, com suporte direto na plataforma.
Para orientar os usuários a usarem a plataforma para fins de consultas públicas e controle social, a CGU disponibilizou o Manual do Cidadão. Já o Manual do Participante explica como criar e atualizar um perfil para registrar presença nas agendas.
Assessoria de Comunicação do MEC
Fonte: Ministério da Educação