Pacheco diz estar ‘honrado’ com possibilidade de indicação ao STF

Ex-presidente do Senado celebra manifestações, mas afirma que não fará campanha e respeitará a decisão de Lula.

O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse, nesta quinta-feira (16), ter ficado “honrado” com a possibilidade de ser indicado ao STF (Supremo Tribunal Federal) para ocupar a vaga do ministro Luís Roberto Barroso.

“Eu fico obviamente muito honrado e muito satisfeito que elas [manifestações] existam por parte daqueles que convivem comigo e conhecem o meu trabalho no parlamento, igualmente pessoas vinculadas à justiça, do próprio Supremo Tribunal Federal”, afirmou Pacheco.

O senador destacou, contudo, que as manifestações a favor dele não significam que o presidente Lula decidirá indicá-lo. Por outro lado, demonstrou que aceitaria a missão caso seu nome fosse escolhido.

“Não se faz campanha para isso, mas, ao mesmo tempo, não se recusa um convite”, declarou. “Não quero fazer nenhuma especulação a respeito de STF”, emendou.

O presidente Lula fará uma nova indicação ao Supremo após o anúncio de aposentadoria antecipada feito pelo ministro Luís Roberto Barroso no fim da semana passada. Neste terceiro mandato, Lula já indicou os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Barroso tem 67 anos e poderia ficar na Corte até 2033, quando completará 75, mas optou por deixar o cargo antes.

Além de Pacheco, cujo nome é defendido por membros do do STF, o atual ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, é cotado.

Fonte: R7