A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participou nesta terça-feira (17) da reunião mensal da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra as Mulheres de Londrina (PR). Com o tema “O atendimento da mulher em situação de violência doméstica nos serviços de saúde”, o encontro foi voltado aos integrantes da rede e teve como objetivo aprimorar o acolhimento e o atendimento às mulheres em situação de violência.
Durante a reunião, foram apresentadas experiências e práticas de diferentes serviços de saúde do município voltadas ao atendimento das mulheres, como a Diretoria de Urgência e Emergência (DUES) da Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Evangélico e a Santa Casa de Londrina.
Márcia Lopes, destacou o protagonismo do município na construção de políticas públicas. “Londrina sempre teve esse espírito inovador. Foi pioneira em várias iniciativas, como o primeiro Conselho Municipal de Assistência Social do país. Eu me formei em Serviço Social pela UEL em 1979 e, depois, fui professora por 30 anos. Naquele tempo, subíamos em uma Kombi e íamos pelos municípios da região falando sobre a Constituição, o Estatuto da Criança e as novas políticas públicas. Tudo isso foi fruto de muita luta e muita conquista das mulheres”, declarou.
Sobre a rede
A Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra as Mulheres de Londrina é um espaço de discussão técnica e articulação das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. É composta por profissionais que atuam direta ou indiretamente no atendimento às vítimas de violência, incluindo secretarias municipais, polícias Militar, Científica e Civil, Guarda Municipal, Ministério Público, Juizados de Violência Doméstica e Familiar, Conselho Tutelar e Defensoria Pública.
Outras agendas no Paraná
Na quinta-feira (16), a ministra Márcia Lopes participou da inauguração do Complexo Agroindustrial de Grãos da Cooperativa COPACON, no Assentamento Eli Vive I e II, em Lerroville, distrito rural de Londrina (PR). O evento coincidiu com o Dia Mundial da Alimentação, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para reafirmar o direito humano à alimentação adequada e o papel estratégico da agricultura familiar na erradicação da fome.
Terminando a sua agenda no estado, a ministra irá participar no sábado (18) dos 39 anos da Organização de Mulheres do Sudoeste do Paraná. O evento reunirá mulheres de toda a região em um grande dia de mobilização, reflexão, arte e construção coletiva.
Fonte: Ministério das Mulheres