O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta sexta-feira, 17 de outubro, quatro cursos que compõem a trilha formativa da Política Nacional de Ensino Médio (Pnaem), disponíveis na plataforma Avamec: Mais Matemática e suas Tecnologias; Mais Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Mais Linguagens e suas Tecnologias; e Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Estruturado para docentes, técnicos, gestores e futuros professores, os cursos fundamentam-se na autonomia e na laicidade do ensino, no pluralismo de ideias e na superação de preconceitos e desigualdades de ordem social, étnico-racial, de gênero, sexualidade, deficiência, linguagem ou religião.
O primeiro curso da trilha formativa da Pnaem, nomeado Mais Ensino Médio e lançado em julho, traz um desenho de currículo em espiral como estratégia para a formação continuada, evitando repetições exaustivas de conteúdos já conhecidos pelos docentes e privilegiando a atualização e o aprofundamento crítico, a partir de metodologias de reconhecimento, intervenção produtiva e estudos de caso.
Nos dias 21 e 22 de outubro, às 10h, o MEC finalizará uma série de três webinários de divulgação e fortalecimento da adesão aos cursos. Especialistas e gestores da Secretaria de Educação Básica (SEB) apresentarão os cursos, oferecendo orientações práticas para professores, coordenadores e gestores educacionais. Os webinários serão transmitidos no canal do MEC do YouTube.
Expo Rieh – O anúncio foi realizado em Maceió, durante o encerramento da 2ª Expo Rieh, evento da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh) que aconteceu em paralelo com o 1º Encontro Presencial da Rede de Apoio à Implementação da Política Nacional de Ensino Médio nos territórios (REM). As iniciativas, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), buscam promover a implementação de estratégias de educação híbrida no ensino médio pelas redes de ensino do país.
Representantes da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB), da Ufal e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação participaram da mesa de encerramento do evento. A diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Rita Esther Luna, destacou ainda “o papel fundamental do regime de colaboração entre os entes no processo sistêmico de formação continuada dos professores de ensino médio”.
A coordenadora-geral de Ensino Médio, Valdirene Alves, lembrou que, para ajudar estados e municípios, a pasta elaborou também o Caderno de Orientações para Implementação dos Itinerários Formativos de Aprofundamento (IFA), em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE). O Caderno, publicado em outubro de 2025, visa oferecer apoio técnico à implementação dos itinerários formativos de aprofundamento e à construção dos currículos em cada território escolar, por meio de materiais de apoio, exemplos práticos e referências técnicas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação