Ação rápida da PM impede suicídio durante ocorrência em Caracol

Divulgação

Ao chegarem ao endereço informado, os Policiais Militares constataram que a vítima de 57 anos, havia sido socorrida por um morador e encaminhada ao Hospital Municipal

A atuação rápida, técnica e coordenação de uma Equipe da Polícia Militar (11° BPM/CPA 7) foi decisiva para evitar uma tragédia na tarde deste domingo (19/10), no município de Caracol. Durante o atendimento de uma ocorrência complexa, que envolvia disparos de arma de fogo e violência doméstica, os policiais militares conseguiram prender um homem em flagrante por tentativa de homicídio contra o próprio padrasto, além de intervir com precisão e impedir que uma mulher atentasse contra a própria vida, preservando vidas e garantindo a segurança de todos os envolvidos.

Por volta das 16h30, a equipe policial recebeu diversas denúncias, via telefone 190, relatando que um indivíduo, aparentemente em estado de embriaguez alcoólica, promovia desordem em via pública. Durante o deslocamento dos policiais, novas informações repassadas à Central de Operações indicaram que o suspeito teria efetuado disparos de arma de fogo e desferido golpes de faca contra o padrasto.

Ao chegarem ao endereço informado, os Policiais Militares constataram que a vítima de 57 anos, havia sido socorrida por um morador e encaminhada ao Hospital Municipal, populares indicaram quem e onde o autor estaria.

Foi dada voz de parada ao suspeito, que desobedeceu e resistiu à abordagem. A equipe policial utilizou técnicas de imobilização e conseguiu realizar a contenção e ele foi algemado com segurança.

Com autorização da esposa do autor, foram realizadas buscas no interior da residência, resultando na apreensão de duas munições intactas de calibre .22 e três estojos deflagrados de calibre .38, os quais foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciaria.

Tentativa de suicídio contida com técnica e sangue-frio

Durante a diligência policial no local dos fatos, a mãe do autor que também e esposa da vítima, retornou do hospital e, ao ser informada sobre a prisão do filho, entrou na residência e se apoderou de uma faca de aproximadamente 30 centímetros, ameaçando ceifar a própria vida, afirmando em tom de desespero que “iria se matar” e que ninguém a impediria.

O 3º Sgt PM Alves iniciou imediatamente um processo de verbalização, mantendo diálogo constante e buscando acalmá-la. Paralelamente, os demais policiais posicionaram-se de forma estratégica para agir com segurança.

Após cerca de três minutos de negociação, o 3º Sgt PM Cristian observou que a mulher se encontrava próxima a uma janela e planejou abordagem coordenada com o Sd PM H. Franco, posicionando-se na parte externa da residência, atrás da janela.

Quando a mulher ergueu a faca em direção ao pescoço, o Sgt Cristian interveio rapidamente por trás, imobilizando o braço direito que empunhava a arma branca, ação coordenada com o Sd PM H. Franco que realizou contenção frontal, resultando na retirada segura da arma branca, sem ferimentos à mulher ou aos policiais, evitando um desfecho trágico.

Posteriormente, a mulher de 60 anos recebeu atendimento de apoio emocional por parte da equipe policial, foi servida água e acalmada, sendo orientada sobre as providências legais decorrentes dos fatos.

O autor foi conduzido à Delegacia, após checagem detalhada da sua vida pregressa foi constatado que havia um Mandado de Prisão em seu desfavor recebendo voz de prisão. A ação exemplar demonstra a pronta resposta e o preparo técnico e emocional da equipe da Polícia Militar que atuaram com profissionalismo e equilíbrio em uma situação de alta complexidade, assegurando a ordem pública e a proteção da vida.