Criada como distrito em 1977, ano da divisão de Mato Grosso, a cidade carrega o mesmo nome até hoje
Nesta segunda-feira (27), Nova Alvorada do Sul completa 34 anos de emancipação político-administrativa. A cidade fica a 116 quilômetros de Campo Grande e, em 2022, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), abrigava uma população estimada em 21.822 pessoas. Em 2025, o órgão estima que o município tenha ultrapassado 23.400 habitantes.
Criada como distrito em 1977, ano da divisão de Mato Grosso, a cidade carrega o mesmo nome até hoje.
Elevada à condição de município depois de ser desmembrada de Rio Brilhante, em 1991, Nova Alvorada ficou conhecida por muitos anos como “Entroncamento”, por servir de caminho para a capital, Dourados, região do Pantanal, estados vizinhos e alguns países do Mercosul.
Mais tarde, foi apelidada de “Cidade Jovem” justamente por conta de seu nome. A denominação aparece hoje no hino municipal. Segundo o site da prefeitura, Nova Alvorada do Sul é uma das cidades que mais crescem no estado.
“Nova Alvorada do Sul completa 34 anos vivendo um momento histórico. Somos uma cidade de gente guerreira, trabalhadora e de coração forte. Cada investimento, cada obra, cada conquista é resultado do esforço coletivo do nosso povo e de uma gestão comprometida em construir um futuro de oportunidades. Já investimos mais de R$ 100 milhões no município nos últimos anos, e isso é graças ao trabalho sério que estamos fazendo”, destacou o prefeito José Paulo Paleari.
As comemorações foram concentradas na noite de sexta-feira, com shows, apresentações e atividades culturais.
Fonte: Campograndenews


