Segundo o levantamento, a menor temperatura foi registrada em Corumbá, no dia 8 de outubro de 2025.
Durante o mês de outubro, as temperaturas em Mato Grosso do Sul apresentaram grande amplitude térmica, variando de 8,9°C e 41,7°C. Os dados foram apresentados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), por meio do boletim mensal da análise das condições meteorológicas no Estado.
Segundo o levantamento, a menor temperatura foi registrada em Corumbá, no dia 8 de outubro de 2025. Já a maior ocorreu no município de Água Clara, nos dias 5 e 6 de outubro.
Este também foi o município a registrar, junto a Três Lagoas, a menor umidade relativa do ar durante o mês: 12%. Esse índice foi registrado nos dias 5 e 6 de outubro.
Chuva abaixo da média histórica
Além da amplitude térmica, Mato Grosso do Sul registrou volumes de chuva abaixo da média histórica, com acumulados entre 0 e 80 milímetros. Por outro lado, nas regiões sudoeste e extremo sul, ocorreram os maiores acumulados de chuva, com valores entre 120 e 240 milímetros — o que representa chuvas acima da média.
Dos 63 pontos monitorados pelo Cemtec, 45 registraram chuvas abaixo do esperado para outubro. Apenas 16 superaram a estimativa.
O maior volume de chuva foi observado em Mundo Novo, com um total acumulado de 313,6 milímetros, valor que representa um desvio positivo de 81% em relação à média climatológica do período.
Expectativa para o próximo trimestre
Para o próximo trimestre (novembro/dezembro/janeiro), o Cemtec prevê temperaturas médias entre 24°C e 26°C. No entanto, nas regiões noroeste e nordeste de Mato Grosso do Sul, as temperaturas devem variar entre 26°C e 28°C.
De acordo com os modelos utilizados pela entidade, a tendência climática para o trimestre indica temperaturas do ar ligeiramente acima da média histórica, ou seja, serão dias mais quentes que o normal.
Fonte: Midiamax


