O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) e da Assessoria Internacional, promoveu reunião técnica para tratar do redesenho do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (Peif), na Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista, nos dias 30 e 31 de outubro. O evento reuniu representantes de gestores e docentes da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e do Instituto Federal de Roraima.
O encontro foi propiciado pela realização do 13º Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil-Guiana, evento que tem por finalidade fortalecer as relações diplomáticas e enriquecer as práticas e trocas pedagógicas entre os dois países. Foi realizado um conjunto de atividades interculturais, além de visitas recíprocas de grupos de alunos de ambos os territórios para intercâmbio de saberes e aproximação linguística. A UFRR promove e acompanha ações educacionais nas escolas localizadas nos municípios fronteiriços de Bonfim (Brasil) e Lethem (Guiana).
A reunião técnica com membros da universidade buscou fortalecer ações conjuntas voltadas à realização de projetos interculturais nas escolas de fronteira, incidindo sobre a revisão e a retomada do Peif. As discussões abordaram estratégias para ampliar o alcance do programa, com foco na formação docente, na valorização da diversidade cultural e na cooperação entre as escolas brasileiras e internacionais que integram o Programa. A reunião também incluiu visitas técnicas às escolas das cidades gêmeas de Bonfim (Brasil) e Lethem (Guiana) — a escola Oscar Fernandes Costa e a Saint Ignatius School, respectivamente —, durante o intercâmbio promovido pela Secretaria de Educação.
“A internacionalização da educação básica sob uma perspectiva solidária, realidade vivenciada neste contexto de fronteira, deve ser incentivada e fortalecida para uma educação integral, conectada aos processos de ensino e de aprendizagem plurais”, destacou a coordenadora de articulação intersetorial Rosimere Rocha.
O encontro reafirmou o compromisso do MEC com a promoção de uma educação intercultural e integradora nas regiões de fronteira, fortalecendo laços entre Brasil e países vizinhos. As contribuições colhidas durante a reunião subsidiarão novas ações do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, estimulando o diálogo entre as instituições de ensino e consolidando uma política educacional voltada à diversidade, à integração regional e à cooperação entre as nações.
Participantes – O encontro contou com a presença do reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli; do vice-reitor da UFRR, Silvestre da Nóbrega; do professor do curso de Letras, articulador do Peif, Antonio Giocondi; do diretor acadêmico do Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg/UFRR), Valtenir Abreu; e da coordenadora de relações internacionais em exercício da UFRR, Eweline Monteiro.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase
Fonte: Ministério da Educação


