Mesmo da estrada, rumo à COP30, Renan Filho garante participação no leilão da Rota Sertaneja

O futuro da infraestrutura rodoviária entre Goiás e Minas Gerais recebeu um impulso significativo com o leilão da Rota Sertaneja, realizado nesta quinta-feira (6), na B3, em São Paulo. O projeto de concessão é celebrado como um marco de desenvolvimento regional, com investimento de R$10,4 bilhões e um grande estímulo à geração de empregos.

“Nós acabamos de acompanhar o leilão remotamente, isso porque nós estamos na Rota COP30, saímos de Brasília de caminhão e agora estamos no Tocantins. Vou ser bem sucinto, porque estou na estrada: gostaria de parabenizar a Way e dizer que esses mais de R$10 bilhões são muito importantes para esse trecho, que é um dos mais movimentados do país”, afirmou o ministro Renan Filho, que participou do leilão diretamente da cidade de Araguaína, no Tocantins.

Com desconto de 24,8% sobre a tarifa básica de pedágio, a Way Concessões S.A arrematou o trecho que abrange cerca de 530 quilômetros das BRs-153/GO e 262/MG.

“Nossa carteira de concessões tem um volume muito relevante. Já são 10 mil quilômetros novos, administrados pelo setor privado, e a nossa previsão é chegar a 35 mil quilômetros até o final do ano que vem”, celebrou, na B3, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.

A vencedora do leilão, já administra um trecho de quase 440 quilômetros da BR-262 em Minas Gerais, entre Betim e Uberaba. O grupo também controla outras concessionárias, como a Way-112 e Way-306 no Mato Grosso do Sul, com investimentos bilionários.

INFOGRÁFICO - ROTA SERTANEJA - V2-01.png
.

“Este projeto é muito importante, tem 100% de sinergia operacional com a BR-262 e isso fortalece mais o nosso portfólio, mostra que a gente continua investindo e crescendo. Nós temos um compromisso grande com a infraestrutura e a ideia é perpetuar”, disse Giovanni Mott, representante da Way Concessões S.A.

A Rota Sertaneja corta 21 municípios, entre goianos e mineiros, que irão se beneficiar, entre outros fatores, com a criação de 82 mil vagas de trabalho ao longo do contrato, que tem duração de 30 anos.

“Esses ativos vão transformar Minas Gerais no epicentro do investimento em infraestrutura do Brasil nos próximos anos, trazendo mais desenvolvimento econômico e social”, declarou Pedro Bruno Barros, secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais.

Tradição e tecnologia

A Rota Sertaneja destaca-se pelo número de criadores de gado e produtores de derivados, como o queijo. Trata-se de um elo entre as fazendas de cidades como Piracanjuba e os grandes centros consumidores, definindo a geografia econômica e cultural da região.

Um exemplo de cidade que será contemplada pelas melhorias da rodovia é Hidrolândia (GO), famosa por ser a capital da jabuticaba, com o maior pomar do mundo, e também um polo logístico consolidado com um amplo HUB de distribuição, devido à sua localização estratégica e ao cruzamento da BR-153.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes