Ao lado de Lula e Macron, Silveira reafirma o protagonismo do Brasil em energia limpa

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta quinta-feira (6/11) da reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron, durante a Cúpula de Líderes da COP30, em Belém. O encontro reforçou a aproximação entre os dois países em agendas estratégicas como energia nuclear e minerais estratégicos.

Na ocasião, foi destacado o protagonismo do Brasil na construção de soluções energéticas de baixo carbono e apresentadas as iniciativas conduzidas pelo Governo do Brasil para mitigar os cortes de geração renovável e reduzir os impactos aos geradores e consumidores. “Nosso compromisso é garantir segurança, eficiência e competitividade à energia elétrica no país, tornando a transição energética acessível a toda a população”, afirmou o ministro.

O Brasil possui a matriz elétrica mais renovável dos países integrantes do G20, sendo 89% proveniente de fontes limpas. Além disso, o país tem o maior Sistema Interligado Nacional (SIN) do mundo, que conecta todos os estados brasileiros, garantindo equilíbrio na oferta e demanda de energia.

Na pauta bilateral, Brasil e França trataram da ampliação da cooperação no campo da energia nuclear, considerada estratégica para a conclusão da usina Angra 3. Outro tema de destaque foi o avanço das políticas de biocombustíveis e hidrogênio de baixa emissão. O ministro ressaltou marcos recentes do país, como o E30, o B15 e o mandato do SAF previsto para 2026, e apontou oportunidades para investimentos do governo francês nos setores de aviação e navegação sustentáveis.

Também foi discutido o fortalecimento da parceria em minerais estratégicos. Silveira ressaltou que o Brasil possui a segunda maior reserva mundial de terras raras e grafita. “Queremos transformar nossas reservas em oportunidades de desenvolvimento industrial e tecnológico, contribuindo para a transição energética global”, afirmou.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia