O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), participou do 25º Encontro Nacional do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), nesta quinta-feira (6.11), em Brasília.
O secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, participou do painel “20 anos do SUAS: A atuação política no fortalecimento da Assistência Social nos municípios brasileiros”. Ele falou sobre as políticas públicas para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social e a defesa do SUAS ao longo dos anos. “Temos que reconhecer o que ocorreu nessa trajetória. Hoje, onde tem SUAS há mais garantia de acesso aos direitos”, afirmou.
Quintão também analisou a reconstrução do SUAS, a partir de 2023, e os desafios vividos, principalmente no período da pandemia. “Há desafios que vão além do financiamento. Essa nova realidade traz novos desafios para nossa rede de proteção social. Precisamos atualizar a agenda do SUAS e já estamos fazendo isso”, pontuou. “Estamos vivendo uma nova realidade climática e os municípios precisam ter ações preventivas. O tipo de calamidade de emergência não é só chuva, mas também incluem fluxos migratórios causados por guerras”, explicou.
A presidenta do Congemas, Penélope Andrade, fez uma análise sobre o papel dos assistentes sociais para evidenciar a importância da assistência social para espaços e vozes. “É importante ver como a nossa semente de militância política está voltando”, argumentou. “Esse nosso 25º encontro tem o sentimento de celebração para reconhecermos nossa força, nossa potência e pensarmos no futuro”, destacou.
O Congemas celebra 25 anos e traz o tema: “Memórias, Resistências e Consolidação em Todo o Brasil”. O encontro tem a finalidade de debater a relação intersetorial e os desafios para ampliar a proteção social e universalizar direitos. Buscando fortalecer a articulação entre entes federados e atores das políticas públicas, criando soluções conjuntas para superar as desigualdades. O evento conta com oficinas e painéis que focam em assuntos fundamentais da assistência social e sua integração com outras políticas públicas.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome


