O ministro dos Transportes, Renan Filho, leva a leilão na próxima terça-feira (11) o contrato otimizado da BR-101/RJ, também conhecida como Autopista Fluminense. O trecho de 322,10 quilômetros conecta a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo ao entroncamento com a Ponte Presidente Costa e Silva, em Niterói, atravessando 13 municípios fluminenses estratégicos para a economia nacional.
A concessão, com prazo de 22 anos, prevê investimentos de R$10,18 bilhões. Entre as melhorias previstas estão duplicações, faixas adicionais e vias marginais. Serão construídos ainda novos dispositivos de acesso, passarelas e paradas de ônibus, promovendo maior segurança e fluidez no tráfego.
Corredor estratégico de integração entre a costa fluminense e a Bacia de Campos, A BR-101 é uma das principais regiões petrolíferas do Brasil, ligando importantes complexos portuários e industriais, como os portos do Açu e de Macaé. A rodovia também é fundamental para o acesso à Região dos Lagos, que envolve cidades como Búzios e Cabo Frio.
Cobertura de imprensa
Profissionais interessados em cobrir o evento devem se credenciar pelo e-mail [email protected]. Haverá transmissão do leilão pelo canal do Ministério dos Transportes no YouTube.
Serviço
Leilão da BR-101/RJ – Autopista Fluminense
Quando: Terça-feira, 11 de novembro
Horário: 14h
Local: B3 – Rua Quinze de Novembro, 275, Centro Histórico – São Paulo (SP)
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes


