Brasil é sede do 61º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico com a participação de nove países


Brasília (DF), 7/11/2025 –
O Brasil sedia o 61º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico, competição que integra o calendário oficial do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). A cerimônia de abertura ocorreu, nesta sexta (7), no Complexo da Força Aérea Brasileira (FAB), localizado no Campo dos Afonsos (RJ). 

PHOTO-2025-11-07-11-40-47.jpg
.

A 61ª edição reúne atletas militares de alto rendimento das Forças Aéreas da China, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Lituânia, República Tcheca, Suécia, Ucrânia e Brasil, país anfitrião. As provas exigem precisão, velocidade, resistência e habilidades específicas aplicadas ao contexto aeronáutico, como desafio de basquete, esgrima, evasão (pista de pentatlo militar e orientação), natação com obstáculos e tiro com pistola de ar.

O evento, que segue até 13 de novembro, é coordenado pelo Ministério da Defesa (MD), por meio da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), vinculada à Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd) do MD. O Secretário da Sepesd, Idervânio da Silva Costa, e o presidente do CISM, Coronel Nilton Gomes Rolim Filho,  entre outras autoridades, participaram da cerimônia de abertura.

PHOTO-2025-11-07-11-40-48.jpg
.

Para o Presidente da CDMB, General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, sediar esta competição esportiva militar, projeta o Brasil internacionalmente. “Conduzir esse campeonato é muito relevante, e tenho certeza de que será um evento coroado de êxito. O Brasil desfruta de um status e de um prestígio junto ao CISM desde sua filiação, em 1954. Estamos mais atuantes, o que é expressivo para o MD, para a CDMB e para o nosso país, porque o CISM é o segundo organismo internacional multiesportivo com mais filiados no planeta. Estarmos fortes nesse organismo é importante para consolidarmos a relevância do nosso país no cenário internacional”, destacou.

Condecorações

PHOTO-2025-11-07-11-40-51.jpg
.

Durante a cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha do Mérito do CISM, concedida pelo corpo de diretores do Conselho às instituições e personalidades que se destacaram na promoção do desporto nas Forças Armadas. Receberam a honraria, no grau Cavaleiro, as Comissões Desportiva Militar do Brasil (CDMB), de Desportos da Marinha (CDM), do Exército (CDE) e da Aeronáutica (CDA), além de 12 personalidades civis e militares.

Na sequência, 13 militares das Forças Armadas foram condecorados com a Medalha Star of Sports Merit (Estrela de Mérito Desportivo), em reconhecimento às conquistas obtidas em campeonatos mundiais militares promovidos pelo CISM.

Sobre a CDMB

A Comissão Desportiva Militar do Brasil é responsável pelo planejamento estratégico, organização e execução do desporto militar, promovendo a integração e o alto rendimento dos atletas das Forças Armadas. Coordena a participação de militares atletas brasileiros em competições internacionais e desenvolve o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) e o Programa do Paradesporto Militar de Alto Rendimento (PPMAR), ambos do MD, que têm contribuído para as conquistas do país em eventos como os Jogos Mundiais Militares, Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos.

Acompanhe o 61º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico.

Por Helena L’ acosta e Tuili Freitas 
Fotos: Divulgação Sepesd

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 2023-5321

 

Fonte: Ministério da Defesa