A cidade de Belém (PA), que se prepara para o início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, apresenta um aumento significativo de operações no seu Aeroporto Internacional. O cenário, fruto de uma articulação entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), busca atender os cerca de 50 mil visitantes esperados durante a realização do encontro global.
Segundo dados da Abear, baseados em números da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), são previstos 1.395 voos domésticos, uma alta de 19% em relação ao mesmo mês de 2024. Já a oferta de assentos totaliza 245.751 no período, enquanto em novembro do ano passado foram 199.339 operações. No cenário internacional, a quantidade de voos subirá de 22 para 31, e o total de assentos, de 3.888 para 5.610, uma alta de 44%.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, aponta esforços do Governo do Brasil e das empresas aéreas no sentido de proporcionar a adequada chegada de visitantes da COP30. “Esse é mais um exemplo da nossa bem-sucedida parceria com o setor aéreo, que, além de favorecer que o brasileiro conheça mais o próprio país, também resulta em condições favoráveis para atender o grande público que Belém de receber durante o encontro”, observa.
Durante a COP30, várias companhias aéreas anunciaram crescimento nas suas operações em Belém. A Latam, por exemplo, oferecerá voos sazonais para Bogotá (Colômbia), e a Air France aumentará frequências com destino à cidade de Caiena (Guiana Francesa). Já a TAP Air Portugal operará aeronaves de maior capacidade na rota Belém–Lisboa. No cenário doméstico, Azul, Gol e Latam ampliaram suas malhas para atender à alta demanda do evento.
MODERNIZAÇÃO – O Aeroporto de Belém inaugurou obras de modernização no último sábado (1º/11), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Celso Sabino, entre outros. Fruto de um investimento de R$ 450 milhões, os trabalhos incluíram a ampliação das áreas de embarque e desembarque, novos sistemas de climatização, iluminação e acessibilidade, ampliando a capacidade operacional e oferecendo mais conforto a passageiros.
CONFERÊNCIA – A COP30, que começa oficialmente no próximo dia 10, já tem confirmadas mais de 160 delegações internacionais. O Governo do Brasil mantém uma força-tarefa para assegurar infraestrutura e suporte às comitivas da Conferência. A ação integrada envolve o Ministério do Turismo, o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Presidência da COP e a Secop, responsável pela coordenação do evento.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


