MPA acompanha posse e primeira reunião do ministro Guilherme Boulos na Secretaria-Geral da Presidência

A equipe técnica da Assessoria de Participação Social e Diversidade (APSD) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) participou nesta quinta-feira (6) da primeira reunião com o ministro Guilherme Boulos, novo titular da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR).

O encontro marcou o início de uma nova etapa na política nacional de participação social, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Participação Social, agora dirigida por Izadora Brito, que destacou a missão de “potencializar a política da participação social” em todo o governo federal.

O ministro Guilherme Boulos reforçou esse compromisso, afirmando que recebeu o “dever de casa de colocar o povo na rua”, ressaltando a importância de fortalecer o diálogo entre governo e sociedade civil para que as políticas públicas cheguem efetivamente a quem mais precisa.

Representando o MPA, o chefe da APSD, Paulo Faria, destacou o alinhamento da pasta com essa agenda. “O ministro Guilherme Boulos chega com grande entusiasmo e com muita vontade de aproximar cada vez mais o povo do governo. O MPA já vem fazendo esse dever de casa. Retomamos o CONAPE, estruturamos os CPGs e vamos agora juntos para a rua escutar cada vez mais os pescadores e aquicultores e mostrar as ações efetivas do nosso Ministério”, afirmou.

A APSD do MPA, ligada diretamente ao Gabinete do Ministro da Pesca e Aquicultura e articulada com a Secretaria-Geral da Presidência, tem como missão garantir a diversidade, a inclusão e a participação da sociedade civil nas políticas de aquicultura e pesca. A Assessoria atua em parceria com as áreas finalísticas do Ministério para assegurar que as vozes dos pescadores, aquicultores, mulheres, juventudes, povos e comunidades tradicionais sejam ouvidas na formulação e execução das políticas públicas.

O Sistema de Participação Social do Governo Federal é composto por conselhos, conferências, comissões, ouvidorias, mesas de diálogo e plataformas digitais, que permitem à sociedade participar diretamente da construção, monitoramento e avaliação das políticas públicas. As assessorias de participação social e diversidade, presentes em todos os ministérios, são responsáveis por articular esse sistema dentro de cada pasta, promovendo a integração com os movimentos sociais e com a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura