13.2 C
Ponta Porã
sábado, 17 de outubro, 2026

Prefeitura de Ponta Porã efetiva 2ª etapa da entrega de óculos

Prefeito Hélio Peluffo anuncia realização de programa ´Catarata Zero´ para cirurgias

15/06/2018 16h10 – Divulgação DN

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira dia 15, a segunda etapa do programa de entrega de óculos desenvolvido para atender pacientes no município. O prefeito Hélio Peluffo e o secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi efetivaram o repasse dos óculos a mais de 100 pacientes no Centro de Especialidades Médicas ´João Kayatt´.

O programa tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida através de cuidados com a saúde. Este é o principal objetivo do programa desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, que consiste em entregar gratuitamente, óculos para pessoas atendidas no Sistema Único de Saúde-SUS.

Cerca de 100 pessoas foram beneficiadas com a entrega de óculos no Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt. O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado pelo secretário de saúde, Patrick Derzi, participou do momento que representa bastante na vida dos beneficiados. “O uso óculos desde os cinco anos de idade. Esta é a primeira vez que participo do programa e estou bastante satisfeita porque fui muito bem atendida”, afirmou a dona de casa Santinha Groessmer.

O caso dela evidencia o quanto é importante o programa de órteses e próteses oftalmológicas mantido pela Prefeitura de Ponta Porã. “Ela recebeu um óculos com lentes de 12 graus para miopia e 1 de astigmatismo. Trata-se de lente especial, difícil de ser feita. O objetivo foi preparar uma lente adequada com uma armação confortável”, explicou o secretário de saúde, Patrick Derzi.

A coordenadora do programa, Ugenia Vacaro Gonçalves, informou que as pessoas são encaminhadas pelos profissionais do SUS escolhem as melhores armações. Tanto que durante a entrega de óculos também havia uma grande quantidade de pessoas que escolheram a nova armação. “Agora posso fazer melhor as contas”, comemorou dona Ana Maria, que trabalho no comercio autônomo. Ela recebeu óculos com lentes de 2,75 e 2,50 graus. “Não só minhas contas mas também poderei ler tudo o que quero”, acrescentou.

O prefeito Hélio Peluffo disse que o programa será mantido com o objetivo de beneficiar mais pessoas. “Quero agradecer ao apoio do governador Reinaldo Azambuja que tem investido na saúde de Ponta Porã, melhorando o hospital regional, proporcionando atendimento a uma grande quantidade de pessoas que estavam excluídas, sem atendimentos especializados por muito tempo. Estamos fortalecendo a parceria junto com a Cassems relacionado ao atendimento oncológico. As pessoas que precisam fazer quimioterapia já não precisam mais sair de Ponta Porã. Este tratamento é oportunizado aqui mesmo”, anunciou o prefeito, referindo-se a uma parceria da Prefeitura, Câmara Municipal, Cassems e Governo do Estado para atender pessoas que fazem tratamento contra o câncer.

O prefeito também anunciou o programa ´Catarata Zero´, visando acabar com a fila de espera para cirurgias de cataratas. O programa será desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e o hospital regional ´Dr. José de Simone Netto´, e fará cirurgias em série para acabar com a fila de espera no município.

Prefeitura de Ponta Porã efetiva 2ª etapa da entrega de óculos

Prefeitura de Ponta Porã efetiva 2ª etapa da entrega de óculos

Prefeitura de Ponta Porã efetiva 2ª etapa da entrega de óculos