Em agenda preparatória à COP30, em Belém, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou os avanços nas tratativas com o Banco do Brics para o fortalecimento do Programa Acredita no Primeiro Passo. O titular do MDS participou de encontro com a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (7.11).
Na ocasião, Wellington Dias ressaltou o compromisso de acelerar em ações conjuntas ao NBD – o Banco do Brics – voltadas ao desenvolvimento sustentável e à redução da pobreza, no âmbito do Programa Acredita, coordenado pelo MDS. A iniciativa é voltada à inclusão produtiva e ao apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, tanto no meio rural quanto urbano.
“À frente do Banco do Brics, a presidenta Dilma compreendeu a importância de acelerarmos a parceria com o Programa Acredita, pensando no apoio à população rural, especialmente os mais vulneráveis, e em como trabalhar no meio urbano. Pessoas que estão hoje no Bolsa Família, no Cadastro Único, mas que precisam de apoio e assistência técnica para crescer”, pontuou o ministro.
Wellington Dias explicou que a proposta, por meio do programa do MDS, é estabelecer uma colaboração que possa alinhar frentes de trabalho para a superação da pobreza, geração de oportunidades de trabalho e renda e, ainda, de promoção do desenvolvimento sustentável.
“Queremos trabalhar na perspectiva de garantir as condições de uma parceria, ainda neste ano. A ideia é que, a partir do que discutimos hoje em Belém, durante a preparação para a COP30, possamos integrar o social com o ambiental e, também, com o econômico”, completou o titular do MDS.
O Banco do Brics, além de operar no Brasil, mantém atuação em países da África e da Ásia, e a expectativa é que a cooperação com o MDS possa servir de modelo para ações de inclusão produtiva sustentável em outros contextos.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome


