As assessorias de comunicação social do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atuarão em regime de plantão nos dois domingos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro.
Para auxiliar os jornalistas na cobertura, está disponível, no portal do Instituto, o Painel Enem 2025, com os principais dados sobre o exame. A plataforma, que também pode ser acessada no portal do MEC, permite o acesso aos seguintes dados:
- Geral;
- Por região;
- Por município;
- Série histórica;
- Atendimentos.
Por meio da utilização de filtros, é possível obter informações como número de inscrições confirmadas; concluintes da rede pública; situação dos participantes em relação ao ensino médio; número de isentos da taxa de inscrição e de pagantes; número de mulheres ou homens inscritos; cor/raça; faixa etária.
- Leia mais: Painel Enem 2025 detalha inscrições no exame
O portal do Inep conta, ainda, com duas páginas que abordam o Enem: uma de orientações e outra de perguntas frequentes, onde é possível conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito da aplicação. O levantamento de informações sobre edições anteriores encontra-se nas sinopses estatísticas.
Toda a cobertura do exame será feita no portal do MEC e do Inep, bem como nas redes sociais do Ministério e do Instituto (Instagram, X, Threads, Facebook e LinkedIn).
Entrevistas – O MEC e o Inep são as fontes oficiais de informação sobre o Enem 2025. Nesse contexto, apenas os porta-vozes do Ministério e do Instituto estão autorizados a conceder entrevistas sobre o exame, em alinhamento com suas respectivas assessorias de comunicação social.
Representantes regionais e empresas envolvidas na aplicação não possuem autorização para conceder entrevistas ou repassar dados oficiais. A orientação serve também para os coordenadores dos locais de aplicação.
Balanços das aplicações – MEC e Inep divulgarão o balanço preliminar em coletiva de imprensa realizada na sede do Instituto, em Brasília, após o encerramento da aplicação.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação


