A primeira sessão da 26a Assembleia Geral da ONU Turismo realizada neste domingo (09), em Riade, Arábia Saudita, foi marcada pela confirmação, por aclamação, de Shaikha Nasser Al Nowais, como primeira mulher a comandar a entidade mais mais importante do turismo mundial. Shaikha Nasser Al Nowais foi eleita pelo Conselho Executivo da entidade, na Espanha, em maio.
O evento, que conta com a presença de representantes de 160 nações, é realizado a cada dois anos é tem como objetivo debater grandes temas do setor e promover a integração de iniciativas em prol do fortalecimento do turismo.
“É sempre muito estimulante encontrar tantos parceiros que tem como objetivo comum o fortalecimento da atividade turística. E ver uma mulher assumindo o mais alto posto da ONU Turismo, em um setor formado majoritariamente por mulheres, é um feito sem precedentes, que inspira e abre caminhos para que nós, mulheres, possamos ocupar cada vez mais cargos de liderança”, afirmou Ana Carla Lopes.
AZERBAIJÃO – Ainda durante o dia, Ana Carla Lopes firmou um memorando de entendimento entre o Ministério do Turismo e a Agência Estatal de Turismo da República do Azerbaijão, com o intuito de promover a cooperação turística entre os dois países.
Entre os destaque do texto está o de desenvolver melhores práticas em segmentos turísticos e temas de interesse especificos, incluindo turismo cultural, ecoturismo, turismo sustentável e responsável; promoção e marketing turístico; entre outros. O documento prevê, ainda, a promoção da acessibilidade universal no desenvolvimento de infraestruturas e serviços turísticos, entre outros.
“Temos uma relação de parceria com o Azerbaijão, sede da última COP, em diversos temas e este acordo fortalece ainda mais essa relação ao prever visitas técnicas e ações conjuntas que certamente beneficiarão o fluxo turístico entre nossos países e irão refletir em futuras parcerias”, finalizou Ana Carla Lopes.
Por Lívia Nascimento
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


