MME realiza webinar sobre agricultura e energia sustentável no Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou nesta segunda-feira (10/11) o webinar “Explorando O Potencial Agri-PV: Agricultura e Energia Sustentável no Brasil”. O evento marcou o lançamento oficial do estudo técnico “Sistemas Agrivoltaicos no Brasil Estudo de potencial e viabilidade técnico-econômicos”.

O webinar teve como objetivo consolidar uma frente de trabalho dedicada ao avanço do Agri-PV no país, reforçando o potencial dessa prática, que combina a geração de energia solar com a agricultura. Além do MME, estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da academia e do setor produtivo.

O estudo apresentado realiza uma análise aprofundada sobre a tecnologia agrivoltaica, abordando seu histórico, regulamentações, aplicações internacionais e os projetos já implantados no Brasil. Avalia o potencial dessa tecnologia no país, considerando a diversidade regional, os benefícios e desafios envolvidos. O relatório ressalta ainda os benefícios ambientais, econômicos e sociais da aplicação da tecnologia agrivoltaica, como o uso mais eficiente da terra, a proteção do solo, a geração de renda adicional e a promoção da autonomia energética para pequenos produtores.

A diretora do Departamento de Transição Energética, Karina Sousa, destacou que o estudo chancela a importância e o potencial dessa tecnologia. “O estudo nos auxilia a identificar as ações dos próximos passos. No MME, trabalhamos com os Sistemas Isolados (SISOL) na região amazônica, e os resultados deste material são fundamentais para apoiar os agricultores familiares que ainda não têm conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN). O documento lançado oficialmente hoje apresenta o potencial técnico, econômico e regional, contribuindo para a formulação de novas políticas públicas e para o fortalecimento das já existentes, em parceria com demais ministérios”, afirmou.

Acesse o estudo nas versões em português e inglês

Ações do MME

Em fevereiro deste ano, o MME assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover a integração entre agricultura irrigada e segurança energética, em consonância com a Política Nacional de Irrigação (Lei nº 12.787/2013).

O acordo integra esforços para superar desafios como a insuficiência de infraestrutura energética e a baixa adoção de tecnologias modernas, com foco em práticas alinhadas ao Plano ABC+ (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). A iniciativa contribui para a adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas, fortalecendo a segurança alimentar e energética e gerando benefícios socioeconômicos, como aumento da produtividade e criação de empregos.

Fonte: Ministério de Minas e Energia